Infância, educação e criança: um estudo histórico-literário nas obras Serões da Mãe Preta e Chove nos Campos de Cachoeira (1897-1920)

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2015-06-19

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LIMA, Maria do Socorro Pereira. Infância, educação e criança: um estudo histórico-literário nas obras Serões da Mãe Preta e Chove nos Campos de Cachoeira (1897-1920). 2015. 259 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Inserida no campo da história social da infância na Amazônia, a tese intitulada Infância, Educação e Criança: um estudo histórico-literário nas obras Serões da Mãe Preta e Chove nos Campos de Cachoeira (1897-1920), é norteada pela seguinte questão de pesquisa: Que lugar a criança ocupa, enquanto sujeito, nas obras Serões da Mãe Preta, de Juvenal Tavares e Chove nos Campos de Cachoeira, de Dalcídio Jurandir, a partir da relação com os contextos histórico, econômico, cultural e educacional no Pará, entre os anos de 1897 a 1920? Para responder a essa questão o estudo teve como principal objetivo analisar a infância, a educação e o lugar que a criança ocupa, enquanto sujeito, nas obras Serões da Mãe Preta, de Juvenal Tavares e Chove nos Campos de Cachoeira, de Dalcídio Jurandir, a partir dos contextos histórico, sociopolítico, econômico, cultural e educacional no Pará, entre os anos de 1897 a 1920. O estudo se amparou nos pressupostos teórico-metodológicos da Nova História Cultural, com ênfase nos conceitos de representação, práticas e apropriação, e nas relações estabelecidas entre história e literatura associadas à concepção sociológica de infância. O recorte temporal abrange o período de 1897 a 1920. O marco inicial demarca o auge do ciclo da borracha com favorecimento aos investimentos do governo republicano na formação da criança, o que ocasionou a publicação da obra Serões da Mãe Preta para a leitura infantil nas escolas do Pará. O marco final reside em retratar o pós-ciclo da borracha, contexto político de ambientação da obra Chove nos Campos de Cachoeira. Em constante diálogo com a bibliografia e com o contexto histórico, sociopolítico, econômico, cultural e educacional, a análise do corpus formado pelas referidas obras, considerou a proposição de articular o autor, o lugar do seu discurso, suas ideias, suas produções e suas relações sociais mais amplas, ultrapassando os limites de uma caracterização biográfica, sendo imprescindível, ainda, o uso subsidiário de fontes documentais para dialogar com os textos literários. A partir das análises, a tese aponta que os escritores fazem diferentes representações de infância, pelos diferentes lugares que a criança ocupa no discurso literário. Em Serões da Mãe Preta, há pistas de que o autor se reporta, por meio de seus personagens, a uma infância em construção, amparada por uma confortável situação econômica em que a criança é (re) apresentada como um sujeito que precisa apreender valores morais e sociais para ser reconhecida e aceita socialmente. Já em Chove nos Campos de Cachoeira, a miséria do lugar remete a uma infância pobre, em que a criança é (re) apresentada como conhecedora do seu meio, da sua situação de opressão e da vontade de romper com tudo o que lhe aflige, usando o imaginário como pano de fundo para se ausentar do mundo real caracterizado pela ausência do direito de viver e se educar dignamente.

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LIMA, Maria do Socorro Pereira. Infância, educação e criança: um estudo histórico-literário nas obras Serões da Mãe Preta e Chove nos Campos de Cachoeira (1897-1920). 2015. 259 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Educação.