Os discursos dos médicos do estado do Pará nas “Teses de Doutoramento ou Inaugurais” (1929-1954): saúde, assistência e educação da infância pobre

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29-02-2016

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GUIMARÃES, Jacqueline Tatiane da Silva. Os discursos dos médicos do estado do Pará nas “Teses de Doutoramento ou Inaugurais” (1929-1954): saúde, assistência e educação da infância pobre. 2016. 320 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Educação.

DOI

A presente tese, inserida no campo da História Social da Infância e da Educação na Amazônia paraense, tem como objeto a Saúde, a Assistência e a Educação da Infância nos discursos produzidos por médicos do Pará nas “Teses de Doutoramento ou Inaugurais”, apresentadas à Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará (FMCP) no período de 1929 a 1954, sendo o corpus desta pesquisa. Utiliza-se como fontes subsidiárias a revista Pará-Médico, os relatórios estaduais e municipais, os estatutos da Sociedade Médico-Cirúrgica do Pará (SMCP) e do Instituto de Proteção e Assistência à Infância (IPAI), além de outras teses de Medicina que não tratam especificamente da temática Infância e Educação. Analisam-se especificamente as seguintes “Teses de Doutoramento ou Inaugurais”: Mortalidade infantil em Belém (Contribuição ao estudo de suas causas), defendida por Antonio Simões Pereira, em 1929; O problema da tuberculose em Belém, defendida por Anísio Mendonça Maroja, de 1930; e A educação materna no puerpério, defendida por Claudio Pastor Dacier Lobato, em 1954. Guia-se pela seguinte problemática: quais os sentidos e significados dos discursos ideológicos e polifônicos produzidos pelos médicos do estado do Pará nas “Teses de Doutoramento ou Inaugurais”, defendidas no período de 1929 a 1954, sobre a Saúde, a Assistência e a Educação para a Infância pobre? Os objetivos são: (i) Identificar e analisar os principais discursos ideológicos sobre educação e assistência que foram materializados nas “Teses de Doutoramento ou Inaugurais” (1929-1954); (ii) Analisar a polifonia e a intertextualidade presentes nas “Teses de Doutoramento ou Inaugurais” (1929-1954) sobremortalidade infantil; (iii) Interpretar os significados e sentidos das orientações higienistas e eugenista sobre a Saúde, a Assistência e a Educação para a Infância pobre do estado do Pará, presentes nas “Teses de Doutoramento ou Inaugurais” (1929-1954). Para tanto, utiliza-se a perspectiva analítico-discursiva de Mikhail Bakhtin. A partir das análises empreendidas, constata-se que os discursos presentes nas três “Teses de Doutoramento ou Inaugurais” analisadasrepresentam um contexto discursivo que lançou as sementes para o delineamento das atuais ações voltadas para a criança. Assim, indica-se, como tese, que a atuação da Medicina do Pará, ao estar associada a um particular modelo de Eugenismo, no período da República, teve como objetivo formar novos homens sadios em corpo e moral correspondendo a uma polifonia e intertextualidade de discursos que estavam sendo produzidos no Brasil e que tomavam a criança como a “chave” para um futuro de prosperidade para os homens da Amazônia, em que as suas intervenções não se limitaram somente em perpetrar orientações sobre cuidados para as famílias, mas, sobretudo levaram à definição de um tipo de política de atendimento voltado exclusivamente para a infância e a maternidade, a partir da criação de instituições que conformaram um modelo de atendimento específico para crianças e mulheres do estado, tomando como modelo ideal a articulação da saúde com a assistência e a educação.

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