Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8450
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | CAMPOS, Laís Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-18T13:56:16Z | - |
dc.date.available | 2017-05-18T13:56:16Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-25 | - |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Laís Rodrigues. Do quilombo à universidade: trajetórias, relatos, representações e desafios de estudantes quilombolas da Universidade Federal do Pará-Campus Belém quanto à permanência. 2016. 133 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Educação. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8450 | - |
dc.description.abstract | This research presents an analysis of the trajectories, representations and challenges of Quilombola students admitted through the special selection of quota systems in undergraduate courses at the Federal University of Pará, focusing on their access and permanence in higher education. The study discusses the context of affirmative action in Brazilian higher education to Quilombola students. Thus, we focused on the experience of the Federal University of Pará, which adopted this type of policy in 2012. For this study, we began with a literature review about the subject and documentary surveys. We made a field research in Belém Campus of UFPA to collect documental sources. We interviewed five university Quilombola students who entered in the university from 2013 to 2015,in order to obtain reports about their life experiences since their lives in the Quilombo until their entrance and permanence in the university. The sample of these data collection revealed that the entry into the university was a great achievement to Quilombola population. But they still face many challenges to remain at the University such as prejudice and / or institutional racism, lack of academic activities that address the quilombo reality, difficulties about the capital information in the university area, due to this context the quilombola students organized a collective to fight for the recognition of their rights in the university. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-05-18T13:55:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_QuilomboUniversidadeTrajetorias.pdf: 1483659 bytes, checksum: 60f6dca300a6fd9fe12fdb5dcf6816a1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-05-18T13:56:16Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_QuilomboUniversidadeTrajetorias.pdf: 1483659 bytes, checksum: 60f6dca300a6fd9fe12fdb5dcf6816a1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-05-18T13:56:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_QuilomboUniversidadeTrajetorias.pdf: 1483659 bytes, checksum: 60f6dca300a6fd9fe12fdb5dcf6816a1 (MD5) Previous issue date: 2016-04-25 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação superior | pt_BR |
dc.subject | Representações sociais | pt_BR |
dc.subject | Programas de ação afirmativa | pt_BR |
dc.subject | Quilombolas - Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.subject | Universidade e sociedade | pt_BR |
dc.subject | Belém - PA | pt_BR |
dc.subject | Pará - Estado | pt_BR |
dc.title | Do quilombo à universidade: trajetórias, relatos, representações e desafios de estudantes quilombolas da Universidade Federal do Pará-Campus Belém quanto à permanência | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | ILVA, Lúcia Isabel da Conceição | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5758168217659420 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6081317744445989 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação analisa as trajetórias, representações e desafios dos estudantes quilombolas ingressos pela reserva de vagas do processo seletivo especial aos cursos de graduação da UFPA, em relação ao acesso e permanência no ensino superior. O estudo discute o contexto das ações afirmativas no ensino superior brasileiro para quilombolas. Desse modo, foca-se na experiência da Universidade Federal do Pará que adotou esse tipo de política em 2012. Para realização deste trabalho, iniciou-se com uma revisão bibliográfica sobre a temática e levantamentos documentais. Para a coleta de fontes documentais, realizou-se pesquisa de campo no Campus Belém da UFPA, além de entrevistas com cinco universitários quilombolas ingressos no período de 2013 a 2015, a fim de obter relatos sobre suas vivências e experiências do percurso do quilombo até o acesso e permanência na Universidade. Os resultados revelam que o ingresso no curso superior foi uma grande conquista para o povo quilombola, mas eles ainda enfrentam muitos desafios para permanecer na Universidade como: preconceito e/ou racismo institucional, falta de atividades acadêmicas que abordem a realidade quilombola, dificuldades em relação ao capital informacional no espaço universitário e, devido a esse contexto os estudantes quilombolas organizaram um coletivo para lutar pelo reconhecimento de seus direitos na Universidade. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_QuilomboUniversidadeTrajetorias.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License