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metadata.dc.type: Tese
Issue Date: 25-Aug-2015
metadata.dc.creator: COSTA, Lucélida de Fátima Maia da
metadata.dc.contributor.advisor1: LUCENA, Isabel Cristina Rodrigues de
Title: Vivências autoformativas no ensino de matemática: vida e formação em escolas ribeirinhas
metadata.dc.description.sponsorship: 
Citation: COSTA, Lucélida de Fátima Maia da. Vivências autoformativas no ensino de matemática: vida e formação em escolas ribeirinhas. 2015. 179 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
metadata.dc.description.resumo: Nesta Tese apresento resultados obtidos por meio de uma pesquisa qualitativa desenvolvida com ênfase etnográfica, cujo objetivo é analisar como práticas formativas, mobilizadas em processos de formação continuada de professores que ensinam matemática, podem viabilizar um ensino que considere, além da ciência, o contexto, a experiência, o conhecimento produzido e as formas vigentes de ensinar e aprender em comunidades ribeirinhas como elementos inerentes à formação de um sujeito local e global simultaneamente. Os colaboradores da pesquisa são oito professores que ensinam matemática, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em escolas ribeirinhas dos estados do Amazonas e Pará. Os dados são construídos com as informações obtidas por meio das Histórias de Vida e Formação dos Professores, de Momentos de Escuta e Diálogos – MED, de Rodas de Diálogos, de elaboração de desenhos e de Práticas Formativas realizadas no contexto aonde os professores trabalham. A fundamentação teórica permeia todo o texto e se apresenta a partir das ideias e teorias de pensadores como Edgar Morin, Pascal Galvani, Marie-Christine Josso, Nóvoa, D’Ambrosio, entre outros. Os resultados obtidos de minha inserção na realidade vivida profissionalmente pelos colaboradores da pesquisa fundamentada em aportes teóricos da Complexidade, da Transdisciplinaridade e da Educação Matemática me permitem defender a tese de que quando a formação continuada se realiza de modo reflexivo e dialógico, situado no contexto aonde a ação docente acontece, alarga as possibilidades de fortalecimento de relações com o saber matemático viabilizando sua corporificação em ações didáticas, possibilita o desenvolvimento de práticas transdisciplinares e proporciona uma autoformação ao professor formador.
Abstract: This thesis presents the results achieved by a qualitative research developed with ethnographical emphasis, which the objective is analyzing as formative practices, mobilized in continued training processes of teachers who teaches mathematics may make viable a teaching that considers, besides science, the context, the experience, the produced knowledge and the present forms of teaching and learning in river side dwellers communities as inherent elements in formation of a local subject and simultaneously global. The research employees are 8 (eight) teachers who teach mathematics in initial grades of Elementary School, in river side dweller schools of the Amazon State and Pará. The data are built with the information obtained by the teacher life stories and their training, and listening moments and MED-dialogues, circle of dialogues, elaboration of drawings and formative practices realized in the context where the teachers work. The theoretical foundation permeates all the text and it presents from the ideas and theories of thinkers such as Edgar Morin, Pascal Galvani, Marie-Christine Josso, Nóvoa, D’Ambrosio, among others. The results of my insertion into the reality experienced professionally by research collaborators based on theoretical contributions of Complexity, the Transdisciplinary and mathematics education allow me to make the case that when the continuing education takes place in a reflective and dialogic manner, situated in the context where teacher action takes place, extends the possibilities of strengthening relations with the mathematical knowledge enabling its embodiment in educational actions, it enables the development of transdisciplinary practices and provides a self-training the trainer teacher.
Keywords: Qualificações profissionais
Educação em matemática
Escolas ribeirinhas
Formação de professores
Autoformação
Matemática
Ribeirinhos
Vida ribeirinha
Estudo e ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação Matemática e Científica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI

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