Relações cotidianas no ambiente instituído da Ufpa: a experiência dos acadêmicos de países africanos

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2015-06-30

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Universidade Federal do Pará

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ASSUNÇÃO, Mônica Pontes de. Relações cotidianas no ambiente instituído da Ufpa: a experiência dos acadêmicos de países africanos. 2015. 147 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Este estudo tem por objeto o cotidiano vivido por estudantes de países africanos vinculados ao Programa Estudante-Convênio Graduação, o PEC-G, que realizam a experiência acadêmica em uma IES nacional. A problemática se orientou com o foco na influência deste ambiente instituído nas relações cotidianas estabelecidas pelos estudantes de países africanos. O local da pesquisa foi a Universidade Federal do Pará – UFPA, na Casa de Estudos Brasil-África, CBA. Os objetivos do estudo foram: a) analisar o perfil socioeconômico, acadêmico e cultural dos estudantes de países africanos matriculados na instituição; b) descrever as interações estabelecidas pelos estudantes de países africanos no interior da IES; e c) compreender em que condições são estabelecidas as relações entre estes e o grupo do ambiente instituído responsável em orientar/auxiliar em sua vivência acadêmica. A metodologia seguiu a abordagem qualitativa e o referencial teórico centrou-se na Teoria do Cotidiano de Agnes Heller (2008), e dos estudos contemporâneos sobre as relações raciais e Ensino Superior. Atrelado a estes conceitos, a análise do discurso bakhtiniana proposta por Brait (1997); Barros e Fiorin (1994); Bezerra (2008) e Faraco (1996) foi utilizada envolvendo três etapas. A primeira compreendeu a análise dos documentos oficiais e institucionais a fim de se conhecer os discursos que se materializam nas orientações acerca do cotidiano vivido em espaços públicos por pessoas que apresentam diferentes características estéticas, culturais, sociais, etc. A segunda refere-se à observação do cotidiano vivido pelos interlocutores deste estudo na instituição selecionada, com registro em diário de campo. A terceira refere-se à análise dos documentos orais, constituídos dos discursos dos estudantes de países africanos acerca do cotidiano acadêmico. Os resultados revelam que o cotidiano dos estudantes de países africanos foi influenciado por tensões e conflitos vivenciados no ambiente instituído que por sua vez contribui para o distanciamento à instituição que deveria auxiliar em sua experiência acadêmica na IES.

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CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

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ASSUNÇÃO, Mônica Pontes de. Relações cotidianas no ambiente instituído da Ufpa: a experiência dos acadêmicos de países africanos. 2015. 147 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Educação.