Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8554
metadata.dc.type: | Dissertação |
Issue Date: | 29-Aug-2013 |
metadata.dc.creator: | SODRÉ, Gleison de Jesus Marinho |
metadata.dc.contributor.advisor1: | ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do |
Title: | Modelagem matemática crítica como atividade de ensino e investigação |
Citation: | SODRÉ, Gleison de Jesus Marinho. Modelagem matemática crítica como atividade de ensino e investigação. 2013. 76 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. |
metadata.dc.description.resumo: | O objetivo desta pesquisa foi analisar contribuições da modelagem matemática crítica como atividade de ensino e investigação para a matemática escolar. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do primeiro ano do ensino médio. Os dados coletados por meio de registros fotográficos e conceituais apontaram encaminhamentos significativos para além da construção do conhecimento matemático, ao mobilizarem os alunos em debates e discussões a partir de uma questão com diferentes modelos matemáticos postos em concorrência, revelando concomitantemente o papel do sujeito na construção de “realidades”, detidamente por meio do uso da regra de três para validação ou não do modelo, pertinente ao ensino da matemática escolar, que corroborou aos anseios da Educação Matemática Crítica. |
Abstract: | The objective of this research was analize contributions of critic moddeling mathematic as learning activity and investigation for school math. The research was developed by students of high school first grade. The collected files by photographer registers and conceptual aim significants ways to beyound the math knowledge construction, to mobilize the students in debates ans discussions from a question with differents math models put in competition, showing concomitantly, the subject play in construction of “realities”, closely by the use of rule of three way to validation or not of the model, relevant of school learning math,that collaborated to yearnings of Critic Math Education. |
Keywords: | Matemática Modelos matemáticos Aritmética Educação em matemática Estudo e ensino |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_ModelagemMatematicaCritica.pdf | 1,54 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License