Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8563
metadata.dc.type: | Dissertação |
Issue Date: | 8-Feb-2014 |
metadata.dc.creator: | SILVA, Marcos Guilherme Moura |
metadata.dc.contributor.advisor1: | GONÇALVES, Tadeu Oliver |
Title: | Contribuições da prática (in)formada por evidências para a formação do professor de matemática: uma análise das ações dos professores a partir das suas próprias práticas |
metadata.dc.description.sponsorship: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citation: | SILVA, Marcos Guilherme Moura. Contribuições da prática (in)formada por evidências para a formação do professor de matemática: uma análise das ações dos professores a partir das suas próprias práticas. 2014. 101 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. |
metadata.dc.description.resumo: | O movimento rumo à Prática Baseada em Evidências é tão importante quanto polêmico. Sua ampla difusão na área médica e em campos afins figura no cenário educacional como uma discussão contemporânea. Considerando suas limitações e potencialidades, o presente estudo teve como objetivo investigar em que aspectos a Prática Baseada em Evidências (PBE) pode contribuir na formação profissional do professor de Matemática. Para tanto, trilhou-se os caminhos de uma pesquisa qualitativa, com informações constituídas a partir de entrevistas estruturadas, transcrições de áudio e vídeo e relatórios de estudo elaborados pelos nove sujeitos. Nossas análises referentes às contribuições da Prática Baseada em Evidências para a formação profissional do professor de Matemática se pautaram na Teoria da Aprendizagem Transformadora proposta por Jack Mezirow (2013) e nas considerações teóricas de Bosh e Gascon (2001). Os resultados apontam que a experiência formativa desenvolvida se constitui como alicerce de Aprendizagem Informacional e Transformacional, nos termos propostos por Mezirow, assim como oportuniza ao professor uma experiência auto formativa (aprender a aprender), desenvolvimento crítico sobre as questões relacionadas às práticas, aquisição de processos e ferramentas didáticas, inserção do inquérito para aquisição de conhecimentos, estreitamento do professor com a pesquisa sistematizada da Educação Matemática e desenvolvimento do professor pesquisador, desencadeando a construção de novas práticas. |
Abstract: | The movement toward Evidence-Based Practice is as important as controversial. Circulated widely in the medical field and in related fields figure in educational setting such as a contemporary discussion. Considering their limitations and potentials, the present study aimed to investigate in what ways the Evidence-Based Practice (EBP) can contribute to the training of mathematics teachers. To this end, walked up the path of a qualitative research, with information recorded from structured interviews, audio transcripts and video reports produced by the nine study subjects. Our analyzes relating to the contributions of Evidence-Based Practice for the training of mathematics teachers were based on Transformative Learning Theory proposed by Jack Mezirow (2013 ) and theoretical considerations Bosh and Gascon (2001 ) .The results show that the developed training experience is constituted as a foundation of Informational and Transformational Learning , as proposed by Mezirow terms , as well as gives opportunity to the teacher a self learning experience ( learning to learn ) , on critical development issues related to practices, acquisition of processes and teaching tools , insertion of inquiry for acquiring knowledge , strengthening of teachers with systematic research and development of mathematics education research professor , triggering the construction of new practices. |
Keywords: | Prática de ensino Formação de professores de matemática Professores de matemática Prática Baseada em Evidências (PBE) |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_ContribuicoesPraticaInformada.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License