Jogos concretos no laboratório de ensino da matemática na formação de professores na educação à distância

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2016-02-25

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Universidade Federal do Pará

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SILVA, Renata Lourinho da. Jogos concretos no laboratório de ensino da matemática na formação de professores na educação à distância. 2016. 87 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas.

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O presente trabalho trata de uma proposta de metodologia para a prática docente em matemática, que surgiu de uma experiência realizada no Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), da Universidade Aberta do Brasil (UAB), polo Cametá, no decorrer das tutorias da disciplina estágio supervisionado, com alunos do curso de Matemática, Licenciatura, modalidade à distância. O LEM foi criado no ano de 2013, mas ainda é pouco explorado na formação inicial do professor de matemática.O objetivo deste trabalho é apresentar e orientar os futuros docentes de matemática quanto ao uso de alguns jogos concretos do LEM, bem como sua reprodução através do uso de materiais alternativos(sucatas). Esta pesquisa está embasada na Teoria dos campos Conceituais de Vergnaud(1990), também discutida por Pais (2008 e 2011);Kamii(1992), que trata da construção do conhecimento lógico matemático; Alves(2001) e Dohme (2011),que falam do uso dos jogos;Yus(1998)e Gonçalves (2005 e 2011), que abordam a formação de professores reflexivos e Lorenzato (2006), que discute sobre o LEM. Destacamos, também, a construção do produto de pesquisa (livreto didático) elaborado a partir de um jogo concreto (conjunto de equilíbrio) do LEM/UAB-/PA-Cametá.Os sujeitos participantes das oficinas foram os acadêmicos, da turma UAB/2011.A pesquisa possui abordagem qualitativa na modalidade pesquisa-ação, pois desenvolvemos atividades de campo que se iniciaram com o conhecimento da estrutura física do LEM, estendendo-se às oficinas de experimentações de quatro jogos concretos do LEM(geoplano, régua fracionais, conjunto de equilíbrio e figuras espaciais). Ao término destas, foram feitas entrevistas semiestruturadas, para identificar as compreensões dos acadêmicos quando aos estudos dos conceitos, conteúdos e temas transversais,a partir da manipulação desses jogos. Para a segunda oficina construímos materiais alternativos, dos jogos trabalhados na primeira oficina para ser utilizado na regência da disciplina do estágio e nas futuras práticas docentes. Os resultados dessa proposta de ensino apontam para a necessidade de exploração significativa das tendências em Educação Matemática,na formação inicial de professores de matemática, dentre as quais apresentamos a dos jogos concretos, bem como, a exploração de outros espaços pedagógicos que não sejam somente a sala de aula. Aqui relatamos o uso do LEM, pois nele observamos, durante a realização das oficinas, um grande interesse dos graduandos em desenvolver os seus estudos nesse ambiente, o que me fez refletir sobre esse local como um espaço de contribuições para a melhoria do ensino de matemática, tanto na educação superior como na educação básica.

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SILVA, Renata Lourinho da. Jogos concretos no laboratório de ensino da matemática na formação de professores na educação à distância. 2016. 87 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas.