Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8647
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 15-Jun-2016 |
Autor(es): | NUNES, Brisa Caroline Gonçalves |
Primeiro(a) Orientador(a): | SOUZA, José Afonso Medeiros |
Título: | Da ilustração de livro infantil ao imaginário amazônico: mergulhos em “A história das crianças que plantaram um rio” |
Agência de fomento: | FAPESPA - Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas |
Citar como: | NUNES, Brisa Caroline Gonçalves. Da ilustração de livro infantil ao imaginário Amazônico: mergulhos em “A história das crianças que plantaram um rio”. Orientador: José Afonso Medeiros Souza. 2016. 148 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8647. Acesso em:. |
Resumo: | Essa pesquisa se lança no universo da imagem para livro infantil, tendo como objetivo geral, analisar a interação verbo/visual no livro paraense “A história das crianças que plantaram um rio” (2013) a partir de uma compreensão complexa das imagens. A pesquisa se desenvolve em três capítulos: o primeiro reúne páginas da história da ilustração, percorre as suas origens, o contexto europeu, a ilustração brasileira e alcança algumas considerações sobre a ilustração infantil no Pará. O segundo capítulo trata das nuances teóricas da pesquisa, apresenta as bases epistemológicas dos Estudos Visuais sob a introdução de Domènech e seu conceito de “ecologia”, seguido pelo conceito de “mimese” aristotélica, revisitado por Guerbauer e Wulf, pelo qual encontramos as produções estéticas como fenômenos inscritos no território simbólico e aportamos no campo do imaginário, sob a ótica de Gilbert Durand. O terceiro capítulo se dedica à análise do livro mencionado, aspectos concernentes às relações entre texto, imagem e suporte, seguidas de leitura das imagens e suas ressonâncias simbólicas. A metodologia consiste em uma abordagem qualitativa para os dados levantados, em uma pesquisa de tipo exploratório-descritiva, com procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental, desdobrada em estudo de caso. Esperamos que esta investigação contribua para os estudos no campo da visualidade e para o campo cultura amazônica, bem como para a compreensão da imagem enquanto objeto de conhecimento. |
Abstract: | This research draws uponthe universe of the image for the children book. The main goal is to analyzethe relationships between verbs and images at the children’s picture book from Pará,The story of the children who planted a river (2013), through the complex understanding of the images. We developed three chapters: firstly, there were gathered pages of the illustration’s history, its origins, the European context, the Brazilian illustration and some considerations about the children illustration inPará. Secondly, we investigated the theory nuances, the epistemological base of Visual Studies, introduced by Domènech and its “ecology” concept, followed by the “mimesis” concept from Aristoteles, revisited by Guerbauer and Wulf, wherebywe understand esthetic productions as phenomenafrom symbolic territory, contributing to the Imaginary’s studies of Gilbert Durand. Third chapter analyzes the already said book, its aspects about relationships among text, image and body, followed by image readings and its symbolic resonances. Our methodology consists of a qualitative approach of the collected data, doing a kind of exploratory and descriptive research, through the bibliographic and documentary procedures, unfolding a case study. We hope this investigation contributes to the studies about visuality and amazon culture, as well as the comprehension of the image as a knowledge object. |
Palavras-chave: | Arte moderna Imaginário amazônico Literatura infantojuvenil brasileira Artes visuais Ilustração de livros Ilustração infantil Visualidade amazônica |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Ciências da Arte |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_IlustracaoLivroInfantil.pdf | 7,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons