Invocando sons: cartografia de uma prática musical de koto na comunidade Nikkei de Belém

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-06-24

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

CANTO, Ednésio Teixeira Pimentel. Invocando sons: cartografia de uma prática musical de koto na comunidade Nikkei de Belém. Orientadora: Líliam Cristina Barros Cohen. 2016. 104 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8651. Acesso em:.

DOI

A pesquisa parte da pergunta: Como ocorre (ou o que é) a prática musical da Associação de Koto de Belém? Para respondê-la parto da abordagem Etnomusicológica e do método da Cartografia para abordar esta prática musical, realizando uma cartografia que visa compreender este objeto de pesquisa. Pareyson (2005) emerge na pesquisa como método de estruturação e formação da dissertação, onde há vivências, relatos e dados de pesquisa, e do próprio instrumento musical (o koto) para desenvolver as Invocações que constituem o corpo principal do texto. Parto da imersão enquanto membro do grupo e de autores da etnomusicologia que estudaram o instrumento musical koto. Entre estes conceitos que compartilho nessa pesquisa há: Transterritorialização musical (PELINSKI apud SATOMI, 2004), Mudança musical (NETTL, 2005; BLACKING, 1995) e energia musical (NETTL, 2005), três dos principais conceitos utilizados para dialogar com essa realidade, esse objeto de pesquisa dentro da abordagem etnomusicológica. A pesquisa mostrou diversas particularidades da prática musical em questão. No decorrer que as invocações vão sendo apresentadas, questões vão sendo levantadas de modo que possam desencadear reflexões sobre a pesquisa e a prática musical.

Agência de Fomento

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Citação

CANTO, Ednésio Teixeira Pimentel. Invocando sons: cartografia de uma prática musical de koto na comunidade Nikkei de Belém. Orientadora: Líliam Cristina Barros Cohen. 2016. 104 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8651. Acesso em:.