Bandas e fanfarras escolares: processos de ensino na preparação para o festival de bandas e fanfarras de Santarém (PA)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-06-30

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

FONSECA, Eliane Cristina Nogueira Ferreira. Bandas e fanfarras escolares: processos de ensino na preparação para o festival de bandas e fanfarras de Santarém (PA). Orientadora: Lia Braga Vieira. 2016. 221 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8653. Acesso em:.

DOI

Esta dissertação apresenta pesquisa sobre processos de ensino em bandas de música que participaram do IX Festival de Bandas e Fanfarras de Santarém (PA) – 2015. O objetivo geral consistiu em investigar os processos de ensino nas bandas e fanfarras escolares na preparação para referido Festival. A importância desta pesquisa está na necessidade de investigar a educação musical em Santarém, em face de seu destaque cultural na vida social local, em especial o ensino em banda no contexto da educação básica na preparação para o Festival de Bandas e Fanfarras Escolares, como contexto gerador de práticas socioculturais e educativas que podem ajudar a identificar processos de ensino na atuação de professores de música deste município. Foram aplicadas entrevistas em história oral junto a quatro instrutores e/ou regentes de três bandas de três escolas públicas daquela localidade. As entrevistas foram transcritas, textualizadas e por fim transcriadas em narrativas. Assisti a ensaios dessas bandas, bem como às suas apresentações nos desfiles cívicos e no Festival e fiz a descrição densa, detalhada e extensiva do que observei em campo. As informações foram interpretadas analisadas a partir das noções de habitus e campo. Os resultados da pesquisa apontaram “princípios”, “métodos” e “procedimentos técnicos” que parecem ser as marcas de uma pedagogia própria do mundo das bandas e fanfarras escolares de Santarém – pelo menos daquelas que investiguei e participam dos desfiles e do Festival e neste pretendem alcançar destaque. São modos de sentir, pensar e agir a uma vez artísticos e sociais, reciprocamente implicados que denomino de “pedagogia do todo”, porque já não se trata de um ensino estritamente musical, mas artístico e também de gestão, no qual se ensina e se aprende a fazer tudo

Agência de Fomento

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Citação

FONSECA, Eliane Cristina Nogueira Ferreira. Bandas e fanfarras escolares: processos de ensino na preparação para o festival de bandas e fanfarras de Santarém (PA). Orientadora: Lia Braga Vieira. 2016. 221 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8653. Acesso em:.