Tratamento estatístico de dados geoquímicos e sua aplicação ao mapeamento geológico e definição de anomalias geoquímicas no alvo 2 - corpo 4 - Província Mineral de Carajás

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

1982-12-29

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

MOURA, Candido Augusto Veloso. Tratamento estatístico de dados geoquímicos e sua aplicação ao mapeamento geológico e definição de anomalias geoquímicas no alvo 2 - corpo 4 - Província Mineral de Carajás. 1982. 109 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Geociências, Belém, 1982. Programa de Pós-Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas.

DOI

Foi realizado um levantamento geoguímico de Solo, na área denominada Alvo 2 - Corpo- 4, situada na Província Mineral de Carajás, Pará, Brasil. As amostras coletadas foram analisadas para os -seguintes elementos químicos: alumínio, ferro, magnésio, manganês, titânio, níquel, cobalto, vanádio, cobre e zinco. Posteriormente, aplicou-se as técnicas estatísticas multivariantes denominadas análise de agrupamentos e análise discriminante. A primeira com o objetivo de classificar as amostras de solo em grupos geoquimicamente homogêneos e correlacionáveis com as litologias subjacentes. A segunda para avaliar estatisticamente tal classificação e, paralelamente, verificar quais os elementos que mais influenciaram no processo discriminatório. A análise de agrupamentos possibilitou a classificação das amostras de solo em oito grupos homogêneos e perfeitamente correlacionáveis com as litologias subjacentes. O prévio conhecimento da geologia da área e o perfeito controle do meio a mostrado evitaram distorções na interpretação dos resultados. A análise discriminante confirmou os agrupamentos obtidos e mostrou que apenas o titânio e o zinco não desempenham um papel significativo na discriminação dos grupos de solos. Os resultados obtidos demonstram que o tratamento estatístico multivariante de dados, geoquímicos de solo pode ser empregado com sucesso no auxílio do mapeamento geológico em áreas tropicais. Finalmente foi investigada a possibilidade de que fatores extra-mineralização tenham influenciado nas anomalias de cobre e zinco, determinadas pelo levantamento geoquímico de solo, através do exame dos coeficientes de correlação de Pearson, diagramas de dispersão e residuais da análise de regressão. Os fatores extra-mineralização investigados foram os óxidos hidratados de ferro e de manganês e minerais argilosos, cujas concentrações foram relacionadas, respectivamente, com as concentrações de ferro, manganês e alumínio no solo. Os coeficientes de correlação de Pearson e os diagramas de dispersão do cobre e zinco com o ferro e manganês e alumínio, além da regressão do cobre para o ferro, calculada através da linha de redução ao eixo maior, demonstraram que os altos, teores de cobre e zinco determinados nas amostras de solo do Alvo 2 - Corpo 4 independem dos fatores extra-mineralização investigados. Conclui-se daí, que a mineralização de sulfetos ali existente é a principal responsável por esses altos teores.

Agência de Fomento

PRONUCLEAR - Programa de Formação de Recursos Humanos para o Setor Nuclear, CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

MOURA, Candido Augusto Veloso. Tratamento estatístico de dados geoquímicos e sua aplicação ao mapeamento geológico e definição de anomalias geoquímicas no alvo 2 - corpo 4 - Província Mineral de Carajás. 1982. 109 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Geociências, Belém, 1982. Programa de Pós-Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas.