Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8885
metadata.dc.type: | Tese |
Issue Date: | 13-Apr-2016 |
metadata.dc.creator: | RABELO, Agnaldo Aires |
metadata.dc.contributor.advisor1: | MAUÉS, Raymundo Heraldo |
Title: | Memórias em movimento histórias de luta e resiliência: faces cabanas da identidade Amazônica |
Citation: | RABELO, Agnaldo Aires. Memórias em movimento histórias de luta e resiliência: faces cabanas da identidade Amazônica. 2016. 338 f. Tese (Doutorado). – Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia. |
metadata.dc.description.resumo: | Memórias em Movimento: Histórias de Luta e Resiliência: Faces Cabanas da Identidade Amazônica é a continuidade de uma pesquisa etnográfica, realizada a partir de incursões a campo, no vale do rio Capim, no Nordeste do Estado do Pará. Espaço geográfico em que encontrei velhos das antigas, que narram histórias sobre os elementos, que para Maués (2006), nos permitem compreender a constituição de uma identidade amazônica, entre os quais a memória da Cabanagem, que se resignifica, na região com a Revolta do Capim ocorrida em 1891. Neste (re)encontro com o passado/presente, faço inicialmente uma revisão de faces distintas do movimento, base histórica para os capítulos seguintes. Estes de caráter etnográfico, constituem uma proposta de compreensão da Cabanagem e da persistência de uma condição permanente cabana, de luta e resiliência, que se faz presente, quando as ruas de Belém são tomadas pela invasão de um rio de gente no Círio de Nazaré. Condição similar a aristocracia de pé no chão (Dalcídio Jurandir 2008) e aos Alfredos dalcidianos da ilha de Santana do Arari, localizada no município de Ponta de Pedras (Marajó), selecionada para a pesquisa, entre outras razões históricas, por ter sido um ponto de resistência aos cabanos. Desta forma, este trabalho de caráter histórico-literário e etnográfico, tem como objetivo principal: compreender as faces de uma identidade amazônica, na perspectiva de Maués (2006), aproximando assim, textos e realidades etnoliterários, que apresentam similaridades, pois, para além das construções historicistas da mobilização, ou de uma Cabanagem restrita ao espaço de cidades, atualmente, cabe estudar a luta dos cabanos que estiveram embrenhados nas matas e rios da Amazônia, propondo outra versão dessa história. “Uma versão que mostre um território que, desde longa data, abrigou muitos homens e mulheres trabalhadores e que está muito distante da imagem do “inferno verde” ou do “vazio demográfico” que foi imposta a essa região com claros motivos políticos”. (Ricci 2008, p.169). Considerando-se assim a tese: de que as condições históricas de dominação política, exploração socioeconômica e de disputas pelo poder, condicionam a eclosão de revoluções populares, e fazem parte de uma estrutura de longa duração (Sahlins 2004), e especialmente, da perspectiva gadameriana de círculo hermenêutico (2002), pensada segundo os princípios de uma hermenêutica filosófica de compreensão do mundo. Estando presente nas cenas da vida amazônica (Veríssimo 2013), vivenciadas, ao longo da experiência etnográfica real e das obras etnoliterárias, que buscamos incessantemente, na ânsia de compreensão, da realidade amazônica. |
Abstract: | Memories in Motion: Fight Stories and Resilience: Faces huts Amazon Identity is the continuation of an ethnographic, survey from incursions in the field, in the valley of the river grass, in the State of Pará Northeast. geographical space I met old of old, which tell stories about the elements, which for Maués (2006), allow us to understand the formation of an Amazonian identity, including the memory of Cabanagem that significance to, the region with the Revolt Capim occurred in 1891. In this (reunion with the past / present, initially review the different faces of the movimento, histórica base for the following chapters. These ethnographic, which constitute a proposal for understanding the Cabanagem and persistence of a permanent cabin condition of struggle and resilience, which is present when the streets of Bethlehem are taken by the invasion of a people river in Nazareth Círio. condition similar to standing aristocracy on the ground (Dalcídio Jurandir 2008) and dalcidianos Alfredos the island of Santana do Arari, located in Ponta de Pedras municipality (Marajó), selected for the research, among other historical reasons, have been a point resistance to cabanos. Thus, this work of historical-literary and ethnographic character, the main objective: to understand the faces of an Amazonian identity, from the perspective of Maués (2006), approximately so, texts and etnoliterários realities, have similarities, therefore, beyond the historicist buildings mobilization, or a Cabanagem restricted to the cities of space, currently, it is studying the struggle of cabanos that were embrenhados in the forests and rivers of the Amazon, proposing another version of this story. "A version that shows a territory that since long, housed many working men and women and that is far from the image of the" green hell "or" demographic vacuum "that was imposed on the region with clear political motives." (Ricci 2008, p.169). Considering thus the thesis: that the historical conditions of political domination, social and economic exploitation and power struggles, affect the outbreak of popular revolutions, and are part of a long-term structure (Sahlins 2004), and especially from the perspective Gadamer's hermeneutic circle (2002), designed according to the principles of a philosophical hermeneutics of understanding the world. Being present in the scenes of Amazon life (Verissimo 2013), lived along the real ethnographic experience and etnoliterárias works, we seek incessantly, eager to understanding the Amazon reality. |
metadata.dc.description.resume: | Memories in Motion: Lutte Histoires et résilience: Faces cases Amazon Identity est la poursuite d'une enquête ethnographique des incursions dans le domaine, dans la vallée de la rivière Grass dans l'état de Para Northeast espace géographique j'ai rencontré vieux les anciens, qui racontent des histoires sur les éléments qui, pour Maués (2006), nous permettent de comprendre la formation d'une identité amazonienne, y compris la mémoire de Cabanagem que l'importance de la région avec la révolte de l'herbe a eu lieu en 1891. Dans cette (réunion avec le passé / présent, examiner d'abord les différents visages du mouvement, base historique, pour les chapitres suivants. Ces ethnographique, qui constituent une proposition pour la compréhension du Cabanagem et de la persistance d'une condition de cabine permanente la lutte et la résilience, qui est présent quand les rues de Bethléem sont prises par l'invasion d'une rivière de gens à Nazareth Cirio. Condition semblable à l'aristocratie debout sur le sol (Dalcídio Jurandir 2008) et dalcidianos Alfredos l'île de Santana do Arari, situé dans la municipalité de Ponta de Pedras (Marajó), sélectionnés pour la recherche, entre autres raisons historiques, ont été un point la résistance à la cabanos. Ainsi, ce travail de caractère historico-littéraire et ethnographique, le principal objectif: comprendre les faces d'une identité amazonienne, dans la perspective de Maués (2006), Approchant ainsi, les textes et les réalités ethniques littéraires qui ont des similitudes, par conséquent, au-delà de la mobilisation des bâtiments historicistes, ou Cabanagem restreinte aux villes de l'espace, actuellement, il étudie la lutte des cabanos qui étaient embrenhados dans les bois et les rivières Amazon, proposant une autre version de cette histoire. "Une version qui montre un territoire qui, depuis longtemps, occupe beaucoup d'hommes et de femmes qui travaillent et qui est loin de l'image du« enfer vert »ou« vide démographique »qui a été imposé sur la région avec des motifs politiques clairs." (Ricci 2008, p.169). Considérant donc la thèse: que les conditions historiques de domination politique, d'exploitation et de puissance luttes sociales et économiques, affectent le déclenchement des révolutions populaires, et font partie d'une structure à long terme (Sahlins 2004), et surtout du point de vue herméneutiques cercle de Gadamer (2002), conçu selon les principes d'une herméneutique philosophique de comprendre le monde. Etre présent dans les scènes de la vie Amazon (Verissimo 2013), vivaient le long de la véritable expérience ethnographique et etnoliterárias travaux, nous cherchons sans cesse, désireux de comprendre la réalité Amazon. |
Keywords: | Etnografia Cabanagem, 1835 -1840 Pará - Estado |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Teses em Sociologia e Antropologia (Doutorado) - PPGSA/IFCH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese_MemoriasMovimentoHistorias.pdf | 8,34 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License