SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Adolescent perceptions of stress and future expectations

Imagem de Miniatura

Data

01-04-2017

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Paidéia (Ribeirão Preto)

Citar como

FLORENCIO, Cybelle Bezerra Sousa ; RAMOS, Maély Ferreira Holanda ; SILVA, Simone Souza da Costa. Adolescent perceptions of stress and future expectations. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 27, n. 66, p. 60-68, jan./abr. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2017000100060&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 25 jul. 2017. <http://dx.doi.org/10.1590/1982-43272766201708>.

DOI

A adolescência tem sido descrita como uma fase do desenvolvimento marcada por desafios, tensões e incertezas que podem gerar, além de estresse, o rebaixamento das expectativas futuras no adolescente. Este estudo tem por objetivo descrever a percepção do estresse e as expectativas de futuro por adolescentes. É um estudo misto realizado com 17 estudantes do Ensino Médio, selecionados de uma amostra de 295 adolescentes, com idades entre 14 e 18 anos, alunos de uma rede particular de ensino, na região metropolitana de Belém do Pará. Foi utilizada a Escala de Estresse para Adolescentes e um grupo focal.Os resultados indicaram níveis de estresse mais alto em adolescentes do sexo feminino. Os participantes que não apresentaram estresse revelaram possuir um bom relacionamento familiar e expectativas de futuro bem definidas. No entanto, os adolescentes que apresentaram estresse associaram ocontexto familiar afatores estressores, bem como revelaram ausência de expectativas quanto ao futuro.

browse.metadata.ispartofseries

Palavras-chave

EstresseAdolescentesRelacionamento familiarFamília

Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Programa

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Fonte URI