Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9027
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Glauber Ranieri Martins da-
dc.date.accessioned2017-08-24T13:29:16Z-
dc.date.available2017-08-24T13:29:16Z-
dc.date.issued2010-09-13-
dc.identifier.citationSILVA, Glauber Ranieri Martins da. Entre Belém e Castanhal: rede de transportes e circuito inferior da economia. 2010. 99 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2010. Programa de Pós-Graduação em Geografia.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9027-
dc.description.abstractThe study presents the debate concerning the transports in the space of circulation between Belém city and Castanhal city. The objective of this study is to demonstrate and to prove the inadequacy of the public transportations and the need of public politics than consider new variables in the metropolitan space, as the passengers' alternative transport, towards the regional development. The methodology used is historical and dialectical materialism and the research is qualitative and quantitative character, where did desk research and field research. This work is divided in 3 chapters: "Inferior circuit of the economy, state and transport system"; it "Transports alternative of passengers between Belém and Castanhal: a precarious complementarity"; it "Transports alternative of passengers: a new space variable in the metropolis". Where we drew the discussions concerning to demands for the transport and the need of state intervention in the circulation system, to give the necessary connection to the metropolitan space. To develop the study it was made a ten year-old temporary cutting (1998 - 2008), and space starting from the people's circulation between Belém and Castanhal.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Hellen Luz (hellencrisluz@gmail.com) on 2017-08-09T17:19:21Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_EntreBelemCastanhal.pdf: 2329875 bytes, checksum: 07c856389a093bae02e41a9f259d5055 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-08-24T13:29:15Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_EntreBelemCastanhal.pdf: 2329875 bytes, checksum: 07c856389a093bae02e41a9f259d5055 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-24T13:29:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_EntreBelemCastanhal.pdf: 2329875 bytes, checksum: 07c856389a093bae02e41a9f259d5055 (MD5) Previous issue date: 2010-09-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento regionalpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectTransporte urbanopt_BR
dc.subjectTransporte alternativopt_BR
dc.subjectSistema de transporte rodoviário de passageirospt_BR
dc.subjectCastanhal - PApt_BR
dc.subjectBelém - PApt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.titleEntre Belém e Castanhal: rede de transportes e circuito inferior da economiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO E ORGANIZACAO DO SISTEMA DE TRANSPORTEpt_BR
dc.contributor.advisor1NAHUM, João Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9009465125001273pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9860984310517380pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo apresenta o debate acerca dos transportes no espaço de circulação entre Belém e Castanhal. O objetivo deste estudo é demonstrar e comprovar a insuficiência dos transportes públicos e a necessidade de políticas públicas que considerem novas variáveis no espaço metropolitano, como o transporte alternativo de passageiros, em direção ao desenvolvimento regional. O enfoque metodológico utilizado é materialismo histórico-dialético e a pesquisa é de caráter qualitativa e quantitativa, onde se fez pesquisa documental e de campo. Este trabalho está dividido em 3 capítulos: “Circuito inferior da economia, estado e sistema de transporte”; “Transporte alternativo de passageiros entre Belém e Castanhal: uma complementaridade precária”; “Transporte alternativo de passageiros: uma nova variável espacial na metrópole”. Onde traçamos as discussões acerca de demandas pelo transporte e a necessidade de intervenção estatal no sistema de circulação para dar a conexidade necessária ao espaço metropolitano. Para desenvolver o estudo se fez um recorte temporal de dez anos (1998 - 2008), e espacial a partir da circulação de pessoas entre Belém e Castanhal.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Geografia (Mestrado) - PPGEO/IFCH

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_EntreBelemCastanhal.pdf2,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons