Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9040
metadata.dc.type: Tese
Issue Date: 13-May-2016
metadata.dc.creator: PINHEIRO, Marcelo de Sena
metadata.dc.contributor.advisor1: GOUVEIA JUNIOR, Amauri
Title: Efeitos da dominância sobre as dimensões de personalidade em Danio rerio
Other Titles: Effects of dominance on the personality dimensions in zebrafish
metadata.dc.description.sponsorship: 
Citation: PINHEIRO, Marcelo de Sena. Efeitos da dominância sobre as dimensões de personalidade em Danio rerio. 2016. 41 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
metadata.dc.description.resumo: O Danio rerio é amplamente utilizado em diversas áreas da pesquisa como modelo experimental, o fenômeno dominância e submissão estão presentes nessa espécie, e relacionasse diretamente com o comportamento de agressão, estes podem estar ligados a dimensões de personalidade que podem ser usados para prever e explicar a conduta de um indivíduo, gerando diferentes perfis de comportamentos sobre determinados aspectos, essas variações de comportamento podem ser reflexo de vários fatores dentre eles diferenças corporais, a disponibilidade de alimento, a pressão de predadores, a competição intra-especifica, entre outros. Para tentar responder se sujeitos dominantes respondem de maneira diferente em situações envolvendo estímulos apetitivos e aversivos, foi realizado uma bateria de testes envolvendo ambos previamente testados para determinar seu estado de dominancia, em seguida foram submetidos aos seguintes testes como de encardumeamento, inspeção de predador e campo aberto. Os resultados desta pesquisa, mostraram que o perfil de dominância em danio rerio, parece estar relacionada a diferenças de padrões comportamentais, quando associados a possíveis parâmetros de aproximação de estímulos aversivos (predador) e estímulos não aversivos (cardume), que podem ser relacionadas a duas grandes dimensões de personalidade, extroversão e neuroticismo.
Abstract: The zebrafish is widely used in various areas of research as experimental model, dominance and submission phenomenon are present in this species, and relate directly with the aggressive behavior, these can be linked to personality dimensions that can be used to predict and explain the conduct of an individual, creating different profiles of behaviors on certain aspects, these behavioral changes may reflect several factors, among them bodily differences, the availability of food, the pressure of predators, the intraspecific competition, among others. To try to answer whether dominant subjects respond differently in situations involving appetitive and aversive stimuli, was performed a battery of tests involving both previously tested to determine its state of dominance, then were subjected to the following tests as scooling, predator inspection and open field. These results showed that the dominance profile in zebrafish, appears to be related to differences in the behavioral patterns when associated with possible parameter approximation of aversive stimuli (predator) and not aversive stimuli (shoals), which may be related to two large personality, extroversion and neuroticism.
Keywords: Comportamento animal
Zebrafish
Danio rerio (Peixe)
Neuroticismo
Personalidade
Agressão
Dominância
Submissão
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA::COMPORTAMENTO ANIMAL
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Teses em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Doutorado) - PPGTPC/NTPC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_EfeitosDominanciaDimensoes.pdf939,37 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons