Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9042
Tipo: Dissertação
Data do documento: 3-Set-2014
Autor(es): LOPES, Lucivane
Primeiro(a) Orientador(a): MORBACH, Marise Rocha
Título: Política online: campanha eleitoral no facebook
Agência de fomento: 
Citar como: LOPES, Lucivane. Política online: campanha eleitoral no facebook. 2014. 148 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Ciência Política.
Resumo: As redes sociais, no Brasil, têm ampliando o grau de importância para as campanhas eleitorais ao incentivar o engajamento político por meio da publicação de opiniões realizadas pelas interações horizontais de milhões de usuários. Utilizamos a netnografia como metodologia de qualidade de aferição da hipótese de que a participação política é ampliada com o surgimento das redes sociais online. A pesquisa de dissertação de mestrado tem como objetivo analisar a campanha eleitoral de 2012, descrevendo a construção de ―capital social‖ na rede social online Facebook, analisando a importância desse meio como catalisador de capital social na estruturação de novos campos de planejamento de campanhas políticas e como estes se transformam em capital político, ou seja, em votos.
Abstract: The present research aims to analyze Brazil's 2012 Election Campaign, describing the construction of "social capital" in the online social network 'Facebook'. The main goal is to analyze the importance of this vehicle as a catalyst of social capital and how these are transformed into political capital, that is, votes. In Brazil, social networks have expanded on their degree of importance for electoral campaigns, as these networks may encourage political engagement. The visibility on the web has been turned into results in the ballot boxes and/or into political capital. For this work, Netnography was used as a qualitative methodology for assessment of the hypothesis that political participation is extended with the emergence of online social networks.
Palavras-chave: Política online
Facebook
Redes sociais online
Campanha eleitoral online
Propaganda política
Capital social
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência Política
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Dissertações em Ciência Política (Mestrado) - PPGCP/IFCH

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_PoliticaOnlineCampanha.pdf3,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons