Prevalência e fatores de risco para a Hepatite viral B em pacientes submetidos a hemodiálise na cidade de Belém/PA – Brasil

Imagem de Miniatura

Data

01-01-2014

Afiliação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citar como

FREITAS, Andrei Silva. Prevalência e fatores de risco para a Hepatite viral B em pacientes submetidos a hemodiálise na cidade de Belém/PA – Brasil. 2014. 90 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Núcleo de Medicina Tropical, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Doenças Tropicais.

DOI

A infecção pelo Vírus da Hepatite B é um dos mais importantes problemas de saúde mundial. Trabalhos recentes reportam que pacientes renais crônicos que realizam hemodiálise tem alto risco de adquirir o VHB. A pesquisa foi conduzida em três clínicas de hemodiálise na cidade de Belém-Pará, Norte do Brasil. O objetivo deste trabalho foi descrever a prevelência da infecção pelo VHB associado aos fatores de risco. Um total de 298 pacientes foram entrevistados nas três Centros de Hemodialise. Amostras de sangue foram tomadas para a determinação dos marcadores sorológicos pelo ELISA (Enzyme-linked Immunosorbent Assay). Foi observado um percentual de 26,85% (80/298) de indivíduos que já entraram em contato com o HBV (23/298 HbsAg reagente e 67/298 reagente para anti-HBc Total). Os indivíduos que tem múltiplos parceiros sexuais, que receberam transfusão sanguínea, que compartilham alicates de unha e aqueles que realizam hemodiálise a mais de cinco anos, tem maior risco para aquisição do HBV.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Fonte URI