Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9321
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 29-Mai-2017 |
Autor(es): | CUNHA, Suany Rodrigues da |
Primeiro(a) Orientador(a): | SILVA, Lúcia Isabel da Conceição |
Título: | Práticas pedagógicas construídas na escola rural multisseriada: o movimento de afirmação e transgressão do modelo seriado de ensino na Amazônia Amapaense |
Agência de fomento: | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
Citar como: | CUNHA, Suany Rodrigues da. Práticas pedagógicas construídas na escola rural multisseriada: o movimento de afirmação e transgressão do modelo seriado de ensino na Amazônia Amapaense. 2017. 161 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2017. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo investigar as práticas pedagógicas construídas na escola rural multisseriada buscando identificar aspectos que apontam para afirmação e transgressão do modelo seriado de ensino na Amazônia Amapaense. Justifica-se por buscar compreender a visão que se tem sobre a multissérie e a implicação desta para a construção das práticas pedagógicas, atentando-se para as especificidades do trabalho mediante a regulação do tempo, organização do espaço de aprendizagem e sistematização dos conhecimentos. O estudo parte da seguinte inquietação: Quais aspectos emergem nas práticas pedagógicas construídas na escola rural multisseriada que apontam para a afirmação e transgressão do modelo seriado de ensino na Amazônia Amapaense? Para esse estudo se indicou a pesquisa qualitativa, com a adoção do método dialético e do tipo estudo de caso, tendo como instrumentos a observação in locus, entrevista semiestruturada e registros fotográficos. Os resultados da pesquisa indicam que as concepções das professoras investigadas sobre a multissérie implicam na construção de suas práticas pedagógicas, incidindo na discrepância dos posicionamentos sobre o perfil das turmas, percepção da heterogeneidade dos sujeitos, condicionantes da regulação do tempo, organização do espaço de aprendizagem e sistematização dos conhecimentos. Esses referentes possibilitam identificar nas estratégias didático-metodológicas assumidas pelas práticas pedagógicas das professoras, aspectos que tanto contribuem para a afirmação dos pilares quanto para a transgressão do modelo seriado de ensino revelando contradições inerentes à construção da prática pedagógica. |
Abstract: | The present study aims to investigate the pedagogical practices built in the rural multi-serialized school, aiming to identify aspects that point to affirmation and transgression of the serial teaching model in Amazônia Amapaense. It is justified to seek to understand the vision we have about the multiseries and its implication for the construction of pedagogical practices, paying attention to the specificities of work through the regulation of time, organization of the learning space and systematization of knowledge. The study is based on the following: What aspects emerge in the pedagogical practices built in the multi-serialized rural school that point to the affirmation and transgression of the serial teaching model in Amazônia Amapaense? For this study the qualitative research was indicated, with the adoption of the dialectical method and the type of case study, having as instruments the observation in locus, semi-structured interview and photographic records. The results of the research indicate that the conceptions of the teachers investigated on the multiseries imply in the construction of their pedagogical practices, focusing on the discrepancy of the positions on the profile of the classes, perception of the heterogeneity of the subjects, conditioners of the regulation of the time, organization of the learning space And systematization of knowledge. These references make it possible to identify in the didactic-methodological strategies assumed by the pedagogical practices of the teachers, aspects that contribute so much to the affirmation of the pillars as to the transgression of the serial model of teaching revealing contradictions inherent in the construction of the pedagogical practice. |
Palavras-chave: | Educação rural Escolas rurais Prática de ensino Práticas pedagógicas Escola rural multisseriada Modelo seriado de ensino |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Ciências da Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_PraticasPedagogicasConstruidas.pdf | 2,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons