Narrativas de cotistas raciais sobre suas experiências na universidade

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-12

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Revista brasileira de educação

Citação

LEMOS, Isabele Batista de. Narrativas de cotistas raciais sobre suas experiências na universidade. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 71, p.1-25, dez. 2017. Disponível em:<http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9390>. Acesso em:.

DOI

http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782017227161
O artigo é fruto de pesquisa que se concentrou nas trajetórias acadêmicas de alunos e alunas que ingressaram pelo sistema de cotas raciais na Universidade Federal do Pará (UFPA), mediante a análise dos significados atribuídos pelos próprios estudantes a essa experiência que vivenciaram. No campo de estudos sobre o funcionamento dos programas de ação afirmativa baseados no critério racial, foram analisadas as narrativas de treze estudantes que entraram na UFPA por meio das cotas raciais e que já concluíram ou estão prestes a concluir a graduação. As conclusões do estudo sugerem que, em relação à amostra de estudantes entrevistados, o programa da UFPA tem sido eficaz em proporcionar a esses jovens o acesso e a permanência exitosa na academia, embora ainda enfrentem dificuldades financeiras, de acesso a bens culturais e o preconceito tanto por serem cotistas quanto por serem negros.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

LEMOS, Isabele Batista de. Narrativas de cotistas raciais sobre suas experiências na universidade. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 71, p.1-25, dez. 2017. Disponível em:<http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9390>. Acesso em:.