SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Estudo da vulnerabilidade hídrica das populações que moram na região do Lago da Usina Hidrelétrica de Tucuruí no estado do Pará

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo

Data

09-06-2017

Orientador(es)

RAVENA, Nírvia Lattes

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

YOSHINO, Gabriel Hiromite. Estudo da vulnerabilidade hídrica das populações que moram na região do Lago Da Usina Hidrelétrica de Tucuruí no estado do Pará. Orientadora: Nírvia Ravena. 2017. 218 f. Tese (Doutorado em Ciência do Desenvolvimento Socioambiental) - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9415>. Acesso em:.

DOI

A Amazônia possui uma grande quantidade de recursos hídricos, e na política energética brasileira existe o interesse no aproveitamento hidráulico desta região, para fins de geração de energia elétrica, porém essas obras causam vários efeitos sociais e ambientais. No Estudo de Impacto Ambiental e no Relatório de Impacto Ambiental de hidrelétricas não são levados em consideração o acesso e o uso dos recursos hídricos das populações atingidas. Desse modo, esta tese teve como objetivo estudar a vulnerabilidade hídrica das populações que moram na região do lago da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no estado do Pará (PA). A pergunta que norteou a hipótese da pesquisa foi: A vulnerabilidade hídrica é um efeito social da construção de hidrelétricas? A análise foi realizada com o apoio da Cartografia Social e da Avaliação de Impacto Social, associado com o uso da Institutional Analysis and Development Framework criado por Elinor Ostrom, o método Qualitative Comparative Analisis e a lógica fuzzy, operacionalizada pelo software fsQCA 2.0. Foram considerados como variáveis independentes (X) as condições socioeconômicas, institucionais e ambientais, em que a precariedade encontrada nessas condições refletiria na vulnerabilidade hídrica que os moradores do lago da hidrelétrica de Tucuruí estariam expostos. Os resultados confirmaram as hipóteses desta tese onde a construção da hidrelétrica de Tucuruí provocou a vulnerabilidade hídrica para os moradores do lago, em grau de “parcialmente vulnerável” (0,1), e que as variáveis socioeconômicas, institucionais e ambientais são condições necessárias para explicar o fenômeno, porém somente são suficientes quando analisadas conjuntamente.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL

Linha de pesquisa

GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS

CNPq

CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::RECURSOS HIDRICOS

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Núcleo de Altos Estudos Amazônicos

Programa

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Fonte URI