Problemática socioambiental sob o olhar da abordagem CTS: uma proposta para o ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos

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2016-12-06

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Universidade Federal do Pará

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SOUSA, Alice dos Santos. Problemática socioambiental sob o olhar da abordagem CTS: uma proposta para o ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos. 2016. 129 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9429>. Acesso em:.

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A presente pesquisa partiu de reflexões sobre o ensino de Ciências desenvolvido no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do reconhecimento de que a abordagem tradicional de conteúdos científicos dificulta a construção de conhecimentos por parte dos alunos, pois desconsidera conhecimentos prévios, estando desarticulada do contexto social, político, econômico e tecnológico. Neste sentido, considera-se relevante o desenvolvimento de uma proposta na qual a abordagem de conteúdos científicos na EJA parta de uma situação-problema abordada na perspectiva CTS, pois se acredita que esta é capaz de levar jovens e adultos a se apropriarem dos conhecimentos científicos, assim como desenvolver a capacidade crítica para uma tomada de decisão. A partir disso, buscou-se respostas às seguintes questões: As aulas de Ciências com abordagem CTS possibilitam a construção de conhecimentos científicos pelos estudantes da EJA? Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos tem capacidade de apreender conhecimentos científicos relacionados aos problemas de seu cotidiano? E a abordagem de conteúdos científicos partindo de uma situação problema permite o desenvolvimento de uma postura ativa, reflexiva e crítica pelo estudante da EJA? Este estudo foi uma pesquisa qualitativa, com enfoque na pesquisa-ação. Para análise, adotouse a análise textual discursiva enquanto processo voltado à produção de novas compreensões sobre fenômenos e discursos. Os dados que constituíram o corpus da pesquisa foram construídos na sala de aula com os extratos das falas mais significativas dos alunos. Os resultados mostraram que é preciso insistir em propostas pedagógicas que promovam vínculos entre disciplinas escolares e ações cotidianas, sendo esta uma tendência de ensino que possibilita ao docente desenvolver os conteúdos curriculares de forma interdisciplinar e contextualizada, explorando aspectos sociais, tecnológicos e ambientais no ensino de Ciências a partir de uma situação-problema. Desse modo, além de permitir a exploração de temas que estão em discussão nos meios de comunicação, a adoção da abordagem CTS possibilita maior interação entre a triangulação: professor-aluno-conhecimento, haja vista que todos podem participar de forma ativa do processo de construção de conhecimentos, mediante diálogos que se desenvolvem no decorrer da exploração de uma referida temática. Com a pesquisa foi possível construir um novo olhar nas aulas voltadas para o ensino de Ciências com os alunos da EJA.

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SOUSA, Alice dos Santos. Problemática socioambiental sob o olhar da abordagem CTS: uma proposta para o ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos. 2016. 129 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9429>. Acesso em:.