Vivências poéticas do corpo: intervenção artística com pessoas em situação de rua, que frequentam o Centro POP em Belém/PA

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2017-06-23

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Universidade Federal do Pará

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OLIVARES, Aide Esmeralda López. Vivências Poéticas do Corpo: intervenção artística com pessoas em situação de rua, que frequentam o Centro POP em Belém/PA. Orientadora: Giselle Guilhon Antunes Camargo. 2017. 118 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9665. Acesso em:.

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O tema da pesquisa é a compreensão das vivências dos processos corporais conscientes de pessoas que, devido à condição social, psicológica e econômica fazem da rua sua moradia. Para captar os significados e sentidos das vivências, utilizamos recursos artísticos como mediadores da expressividade e manifestação da subjetividade dos participantes, favorecendo a possibilidade de refletir sobre a condição de ser-no-mundo, afetado pela condição de habitar as ruas. O estudo contém um desenho orientado por uma abordagem qualitativa exploratória, transdisciplinar, cruzando as fronteiras da Arte, Antropologia e Psicologia, configurando a pesquisa como um processo criativo e relacional, em que pesquisadora e participantes são construtores do conhecimento. O local da pesquisa intervenção foi o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, Centro POP, em Belém/PA, objetivando: compreender as maneiras que as práticas artísticas afetavam as pessoas que frequentavam o Centro POP; identificar as percepções dos participantes acerca do seu corpo e a consciência de bem-estar, ante a vivência das atividades artísticas. As bases teóricas para dialogar com os fenômenos foram: a Antropologia do Corpo, os Estudos da Performance, a Etnocenologia e a Fenomenologia Hermenêutica, compondo um suporte para compreender e interpretar o corpo como testemunho da vivência artística. A intervenção no Centro teve a duração de sete meses, com a participação de 10 a 15 pessoas, já que os frequentadores do Centro são usuários flutuantes. A maioria dos colaboradores foram homens, com idades entre 20 e 55 anos. As estratégias metodológicas utilizadas foram um desdobramento da dança à performance e a criação de uma ação intitulada: “Vivência Poética do Corpo”. Sobre os resultados obtidos, destacamos que a maioria dos participantes, tinham corpos magros com tonificação muscular; manifestavam tensão nas costas, ombros e pescoço; os estados emocionais expressavam saudade, tristeza, liberdade e alegria no uso do corpo. Destacamos nas experiências coletivas, um efeito marcante: os corpos dos participantes em estado de alerta constante, interpretado como estratégia de autocuidado à sobrevivência no espaço urbano. Dos alcances da pesquisa, observou-se uma mobilidade considerável no estado de ânimo dos participantes, manifestando estados de calma e tranquilidade; sensações de prazer e desfrute no uso do corpo; mais disponibilidade para a exploração corporal e na autoconsciência maior autocuidado do corpo próprio.

Agência de Fomento

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

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1 CD-ROM

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OLIVARES, Aide Esmeralda López. Vivências Poéticas do Corpo: intervenção artística com pessoas em situação de rua, que frequentam o Centro POP em Belém/PA. Orientadora: Giselle Guilhon Antunes Camargo. 2017. 118 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9665. Acesso em:.