Políticas empresariais “sociais” implementadas em comunidades atingidas por projetos minerometalúrgicos no estado do Pará

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo

Dissertação

Data

18-09-2016

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Contido em

Citar como

RODRIGUES, Giselle Viegas Dantas. Políticas empresariais “sociais” implementadas em comunidades atingidas por projetos minerometalúrgicos no estado do Pará. 2016. 157 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9691>. Acesso em:.

DOI

Este trabalho se propõe a analisar as políticas empresariais “sociais” implementadas em comunidades atingidas por projetos minero-metalúrgicos. Seu principal objetivo é identificar como as políticas estão estruturadas, quais são as estratégias de comunicação utilizadas, e quais são os impactos socioambientais causados nas comunidades atingidas. Utilizou-se a teoria social crítica para análise dos dados e informações obtidos neste estudo, o qual envolveu empresas mineradoras das três mesorregiões que compõem o estado do Pará. Na pesquisa empírica foram entrevistados representantes das comunidades, do governo, das empresas e das organizações privadas, valendo-se das seguintes ferramentas metodológicas: observação in loco/entrevistas, diário de campo, redação e transcrição das entrevistas, análise e sistematização das entrevistas, e redação da dissertação. Os principais resultados da pesquisa indicam que a postura “socialmente responsável” afirmada pelas empresas passa pela necessidade de criar consensos nas comunidades, minorar a pobreza local e estabelecer a legitimação da empresa sobre o território; que as metodologias estratégicas de comunicação tem influenciado no modo de pensar e de agir dos atingidos pela mineração e dos profissionais envolvidos, devido abstraírem as condições de vida materializadas na cotidianidade e criarem conceitos ilusórios para explicar a realidade daqueles que sofrem os impactos socioambientais dos projetos minero-metalúrgicos; e que apesar do crescimento econômico gerado pela mineração e do investimento em políticas empresariais para mitigação dos impactos socioambientais nos municípios pesquisados, as comunidades atingidas por projetos minero-metalúrgicos continuam sofrendo com violações de direitos e acirramento das desigualdades no âmbito social, político, econômico, cultural, territorial e laboral.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

SERVIÇO SOCIAL, TRABALHO E POLÍTICAS SOCIAIS

Linha de pesquisa

SERVIÇO SOCIAL E TRABALHO NA AMAZÔNIA

CNPq

CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

Programa

Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Fonte URI