Correlação entre índice de qualidade da água e usos múltiplos na bacia hidrográfica do igarapé da Prata, Capitão Poço/PA

Imagem de Miniatura

Data

06-02-2018

Afiliação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

RODRIGUES, Rodrigo Silvano Silva. Correlação entre índice de qualidade da água e usos múltiplos na bacia hidrográfica do igarapé da Prata, Capitão Poço/PA. 2018. 103 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9878. Acesso em:.

DOI

Indicadores de qualidade das águas são ferramentas importantes para o resumo e geração de bases sólidas sobre a degradação dos recursos hídricos. O Índice de Qualidade das Águas da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (IQACETESB) é o principal índice de qualidade da água utilizado no Brasil. Na relação entre qualidade e degradação hídrica em bacias de drenagem é comum se associar os usos múltiplos do solo e da água. Este trabalho correlaciona o IQA-CETESB aos usos múltiplos da água e do solo, em três pontos de coletas na bacia hidrográfica do igarapé da Prata, localizada no município de Capitão Poço/PA, cerca de 154 km a leste de Belém/PA. Trata-se de uma área rural no nordeste paraense com intensas atividades agropecuárias. Realizou-se dezoito campanhas, com vinte e três coletas, sendo doze no período chuvoso e onze no período menos chuvoso. O índice foi calculado a partir da análise de seus nove parâmetros: turbidez, OD, DBO, nitrogênio total, fósforo total, resíduo total, pH, temperatura e coliformes termotolerantes. A estatística descritiva foi aplicada para sintetizar os dados obtidos. A morfometria das áreas de drenagem dos pontos de coletas foi analisada a fim de compreender a influência destas características físicas sobre a quantidade e a qualidade hídrica. O uso e cobertura do solo foi mapeado com auxílio de ferramentas de georreferenciamento. A associação entre os resultados de IQA-CETESB e os usos múltiplos se deu por meio da verificação das variáveis com maiores influências ao valor obtido para o índice. Com base no IQA-CETESB, a qualidade da água na bacia do igarapé da Prata oscila entre a classificação Regular e Boa. Os valores obtidos em sua maioria não apresentaram variações significativas para os diferentes períodos (chuvoso e menos chuvoso). A estatística descritiva mostrou-se eficiente para a análise dos resultados obtidos de IQA-CETESB. A análise morfométrica das áreas de drenagem mostrou que a forma e a topografia não são fatores impactantes sobre a quantidade e qualidade hídrica na bacia. O mapeamento do uso e cobertura do solo, e das atividades relacionadas aos usos múltiplos da água, mostrou-se eficiente como auxilio na visualização da dinâmica local. As variáveis que mais influenciaram para os resultados obtidos foram coliformes termotolerantes, pH, OD, DBO e fósforo total, com representatividade associada aos três pontos de coletas estudados. As principais fontes de poluição levantadas pelo mapeamento estão fortemente relacionadas aos resultados obtidos. Devem ser estabelecidas metas para melhoria da qualidade e medidas mitigadoras com o intuito de reduzir a degradação hídrica local.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA

item.page.isbn

Fonte

1 CD ROM

item.page.dc.location.country

Fonte URI