Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9975
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNASCIMENTO, Cinthya Marques do-
dc.date.accessioned2018-06-11T16:32:34Z-
dc.date.available2015-08-17-
dc.date.available2018-06-11T16:32:34Z-
dc.date.issued2015-06-15-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Cinthya Marques do. Sinval Garcia: um artista contemporâneo na confluência entre linguagens. Orientador: Orlando Franco Maneschy. 2015. 98 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9975. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9975-
dc.description.abstractThe current research discourses part of the Sinval Garcia’s work (1966 - 2011) which performs major production in the Brazilian’s visual arts field. In his production, we will focus on the exhibition “Samsara” (1997) “Paisagens In-visíveis” (In-visible Landscapes) (2005) and “A Câmara da Transmutação Secreta” (The House of Secret Transmutation) (2009). This cut of his work constitutes by the interstices between photography and other languages, and it will be focused particularly on the established relationship with painting, observed over the links between the works within the artist's production context. To do this we used the concepts of phenomenology M.Merleau-Ponty, the study Laura Gonzalez Flores on photography and painting, beyond thought of Flusser about a philosophy for photography. This research contribute to the discussions of a story of contemporary photography in Pará and Brazil, and contribute to the reflective and critical stance of contemporary art nationwide.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2018-06-11T16:31:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_SinvalGarciaLinguagens.pdf: 8899268 bytes, checksum: 0a27c95597bad8ca56e4571772ae6d20 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2018-06-11T16:32:34Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_SinvalGarciaLinguagens.pdf: 8899268 bytes, checksum: 0a27c95597bad8ca56e4571772ae6d20 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-11T16:32:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_SinvalGarciaLinguagens.pdf: 8899268 bytes, checksum: 0a27c95597bad8ca56e4571772ae6d20 (MD5) Previous issue date: 2015-06-15en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectFotografia - Amazôniapt_BR
dc.subjectFotografia - Exposiçõespt_BR
dc.subjectSinval Garciapt_BR
dc.titleSinval Garcia: um artista contemporâneo na confluência entre linguagenspt_BR
dc.title.alternativeSinval Garcia: a contemporary artist at the confluence between languagespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIApt_BR
dc.contributor.advisor1MANESCHY, Orlando Franco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6198572031091761pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6211070769134571pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa aborda parte da obra de Sinval Garcia (1966 - 2011), que realiza significante produção no âmbito das Artes Visuais no Brasil. Em sua produção, abordaremos as exposições Samsara (1997), Paisagens In-visíveis (2005) e A Câmara da Transmutação Secreta (2009). Este recorte de sua obra se constitui no interstício entre a fotografia e outras linguagens, nos concentrando, especialmente, na relação estabelecida com a pintura, observada nos vínculos entre os trabalhos dentro do contexto da produção do artista. Para tal foram utilizados os conceitos sobre fenomenologia de M.Merleau-Ponty, o estudo de Laura Gonzalez Flores sobre fotografia e pintura, além do pensamento de Vilém Flusser acerca de uma filosofia para a fotografia. Este trabalho pretende colaborar para as discussões de uma História da Fotografia Contemporânea no Pará e no Brasil, bem como contribuir para o posicionamento reflexivo e crítico da arte contemporânea em âmbito nacional.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.subject.linhadepesquisaPOÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTESpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoARTESpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_SinvalGarciaLinguagens.pdf8,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons