Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9975
metadata.dc.type: | Dissertação |
Issue Date: | 15-Jun-2015 |
metadata.dc.creator: | NASCIMENTO, Cinthya Marques do |
metadata.dc.contributor.advisor1: | MANESCHY, Orlando Franco |
Title: | Sinval Garcia: um artista contemporâneo na confluência entre linguagens |
Other Titles: | Sinval Garcia: a contemporary artist at the confluence between languages |
metadata.dc.description.sponsorship: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citation: | NASCIMENTO, Cinthya Marques do. Sinval Garcia: um artista contemporâneo na confluência entre linguagens. Orientador: Orlando Franco Maneschy. 2015. 98 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9975. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa aborda parte da obra de Sinval Garcia (1966 - 2011), que realiza significante produção no âmbito das Artes Visuais no Brasil. Em sua produção, abordaremos as exposições Samsara (1997), Paisagens In-visíveis (2005) e A Câmara da Transmutação Secreta (2009). Este recorte de sua obra se constitui no interstício entre a fotografia e outras linguagens, nos concentrando, especialmente, na relação estabelecida com a pintura, observada nos vínculos entre os trabalhos dentro do contexto da produção do artista. Para tal foram utilizados os conceitos sobre fenomenologia de M.Merleau-Ponty, o estudo de Laura Gonzalez Flores sobre fotografia e pintura, além do pensamento de Vilém Flusser acerca de uma filosofia para a fotografia. Este trabalho pretende colaborar para as discussões de uma História da Fotografia Contemporânea no Pará e no Brasil, bem como contribuir para o posicionamento reflexivo e crítico da arte contemporânea em âmbito nacional. |
Abstract: | The current research discourses part of the Sinval Garcia’s work (1966 - 2011) which performs major production in the Brazilian’s visual arts field. In his production, we will focus on the exhibition “Samsara” (1997) “Paisagens In-visíveis” (In-visible Landscapes) (2005) and “A Câmara da Transmutação Secreta” (The House of Secret Transmutation) (2009). This cut of his work constitutes by the interstices between photography and other languages, and it will be focused particularly on the established relationship with painting, observed over the links between the works within the artist's production context. To do this we used the concepts of phenomenology M.Merleau-Ponty, the study Laura Gonzalez Flores on photography and painting, beyond thought of Flusser about a philosophy for photography. This research contribute to the discussions of a story of contemporary photography in Pará and Brazil, and contribute to the reflective and critical stance of contemporary art nationwide. |
Keywords: | Arte contemporânea Fotografia - Amazônia Fotografia - Exposições Sinval Garcia |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | ARTES |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências da Arte |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_SinvalGarciaLinguagens.pdf | 8,69 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License