Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9975
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 15-Jun-2015
metadata.dc.creator: NASCIMENTO, Cinthya Marques do
metadata.dc.contributor.advisor1: MANESCHY, Orlando Franco
Title: Sinval Garcia: um artista contemporâneo na confluência entre linguagens
Other Titles: Sinval Garcia: a contemporary artist at the confluence between languages
metadata.dc.description.sponsorship: 
Citation: NASCIMENTO, Cinthya Marques do. Sinval Garcia: um artista contemporâneo na confluência entre linguagens. Orientador: Orlando Franco Maneschy. 2015. 98 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9975. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa aborda parte da obra de Sinval Garcia (1966 - 2011), que realiza significante produção no âmbito das Artes Visuais no Brasil. Em sua produção, abordaremos as exposições Samsara (1997), Paisagens In-visíveis (2005) e A Câmara da Transmutação Secreta (2009). Este recorte de sua obra se constitui no interstício entre a fotografia e outras linguagens, nos concentrando, especialmente, na relação estabelecida com a pintura, observada nos vínculos entre os trabalhos dentro do contexto da produção do artista. Para tal foram utilizados os conceitos sobre fenomenologia de M.Merleau-Ponty, o estudo de Laura Gonzalez Flores sobre fotografia e pintura, além do pensamento de Vilém Flusser acerca de uma filosofia para a fotografia. Este trabalho pretende colaborar para as discussões de uma História da Fotografia Contemporânea no Pará e no Brasil, bem como contribuir para o posicionamento reflexivo e crítico da arte contemporânea em âmbito nacional.
Abstract: The current research discourses part of the Sinval Garcia’s work (1966 - 2011) which performs major production in the Brazilian’s visual arts field. In his production, we will focus on the exhibition “Samsara” (1997) “Paisagens In-visíveis” (In-visible Landscapes) (2005) and “A Câmara da Transmutação Secreta” (The House of Secret Transmutation) (2009). This cut of his work constitutes by the interstices between photography and other languages, and it will be focused particularly on the established relationship with painting, observed over the links between the works within the artist's production context. To do this we used the concepts of phenomenology M.Merleau-Ponty, the study Laura Gonzalez Flores on photography and painting, beyond thought of Flusser about a philosophy for photography. This research contribute to the discussions of a story of contemporary photography in Pará and Brazil, and contribute to the reflective and critical stance of contemporary art nationwide.
Keywords: Arte contemporânea
Fotografia - Amazônia
Fotografia - Exposições
Sinval Garcia
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ARTES
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Arte
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_SinvalGarciaLinguagens.pdf8,69 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons