Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10109
Compartilhar:
Type: Dissertação
Issue Date: 5-Sep-2016
Authors: LISBOA, Gleyce Thamirys Chagas
metadata.dc.description.affiliation: SEMEC/PA - Secretaria Municipal de Educação
SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação
First Advisor: FREITAS, Nadia Magalhães da Silva
Title: Feira do ver-o-peso: um espaço não formal e interdisciplinar de educação
Citation: LISBOA, Gleyce Thamirys Chagas. Feira do Ver-o-Peso: um espaço não formal e interdisciplinar de educação. 2016. 69 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10109>. Acesso em:.
Resumo: Esta dissertação de mestrado objetivou apreender os múltiplos aspectos da feira do Ver-o-Peso, um espaço não formal e não institucionalizado de educação, para constituição do guia didático para o ensino, fundamentados na perspectiva da interdisciplinaridade. A feira possui uma importância histórica, cultural e econômica para a cidade de Belém, no estado do Pará. Destacamos na construção deste texto, aspectos teóricos relacionados à educação formal, não formal e informal, bem como o que corresponde à atitude interdisciplinar. A pesquisa participante, propriamente dita, organizou-se mediante elaboração, avaliação e validação do guia didático, em um processo colaborativo entre professores e alunos da educação básica e, ainda, a própria pesquisadora. A escolha da construção deste produto é justificada pela ausência de materiais didáticos que possibilitem aos professores da educação básica utilizar os espaços não formais não institucionalizados, neste caso a feira do Ver-o-Peso, na sua prática educacional. No guia foi dado ênfase, apenas, a quatro potencialidades didáticas, em virtude da complexidade e da variedade de assuntos que podem ser trabalhados no referido espaço, quais sejam: a história do Ver-o-Peso, a localização, a economia e a territorialização da feira do Ver-o-Peso, farmacologia e as “encantarias” do Ver-o-Peso e a arte marajoara presente no Ver-o-Peso. De modo geral, o guia didático atingiu os objetivos propostos, no sentido de se constituir um recurso para o ensino.
Abstract: This dissertation aimed to capture the multiple aspects the fair of Ver-o-Peso, a non-formal and not institutionalized space of education, for the constitution of the teaching guide, based on the perspective of interdisciplinarity. The local has a historical, cultural and economic importance to the city of Belém, in Pará state. We emphasize in the construction of this text, theoretical aspects related to formal, non-formal and informal as well as the meaning of interdisciplinary attitude. The participatory research, itself, was organized through the development, evaluation and validation of the Didactic Guide in a collaborative process between teachers and students of basic education and also to the researcher. The choice of the construction of this product is justified by the lack of teaching materials that allows basic education teachers use non-formal spaces non-institutionalized, in this case the fair of Ver-o-Peso, in their educational practice. In the Guide, was emphasized only four didactic potential, due to the complexity and variety of issues that can be worked, which are: Ver-o-Peso history, location, economy and territorialization of the Ver-o-Peso fair, pharmacology and Ver-o-Peso "enchantments" and the marajoara art present in Ver-o-Peso. In general, the Didactic Guide achieved its objectives, in order to be a resource for teaching.
Keywords: Educação - Estudo e ensino
Educação não-formal - Belém (PA)
Interdisciplinaridade em educação
Mercado Ver-o-Peso - Belém (PA)
Feiras livres - Aspectos sociais
Concentration Area: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
Research Line: ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
Institution Acronym: UFPA
Department: Instituto de Educação Matemática e Científica
Program: Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_FeiraVeropesoEspaco.pdf2.13 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons