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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 16-Aug-2018
metadata.dc.creator: MOURA, Mateus Nogueira de Farias
metadata.dc.contributor.advisor1: AZEVEDO, Ana Lucia Lobato de
Title: Revisão crítica-onírica do território chamado Amazônia no sonho real de meias-verdades chamado Cinema
Other Titles: Critical-dream review of the territory called Amazon in the real dream of half-truths called Cinema
metadata.dc.description.sponsorship: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citation: MOURA, Mateus Nogueira de Farias. Revisão crítica-onírica do território chamado Amazônia no sonho real de meias-verdades chamado cinema. Orientadora: Ana Lúcia Lobato de Azevedo. 2018. 164 f. Dissertação (Mestrado em Artes) -Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10399. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A “Amazônia”, nascida como uma criatura da imaginação de um povo que projetava as suas obssessões num território já habitado por diversas outras etnias, é um fantasma que carrega consigo profundas e conflituosas questões. O cinema, nos séculos XX-XXI, reatualiza e reconfigura, de forma mais ingênua ou mais crítica, várias destas questões. Este trabalho propõe formas de abordagem crítica dessa memória. Como artista-pesquisador, que experimenta diretamente o audiovisual e que acredita na potência epistemológica do cinema, parte significativa desta pesquisa ensaia-se dentro dessa linguagem, tendo como método a “remontagem”, o “remix”. Outra parte, não menos significativa, ensaio por meio da palavra. Apresentando a trajetória e as buscas metodológicas do autor durante a sua própria revisão crítica, este trabalho aposta num processo pedagógico de constantes revisões individuais integrado à proposição de ações culturais que estimulem exercícios coletivos contínuos de reflexão histórica, política e estética acerca deste território que ainda chamamos “Amazônia”. Como propositor de um trabalho dentro da linha de História, Crítica e Educação em Artes, antes de pesquisador ou artista, apresento-me enquanto cineclubista, e apresento este texto como ponto de partida para uma educação como prática da liberdade.
Abstract: The "Amazon", born as a creature of the imagination of a people who projected their obsessions into a territory already inhabited by several other ethnicities, is a ghost that carries within it deep and conflicting questions. The cinema, in the XX-XXI centuries, re-updates and reconfigures, in a way either more naive or more critical, several of these questions. This paper proposes ways of approaching this memory critically. As an artist-researcher, who directly experiences the audiovisual and who believes in the epistemological power of cinema, I proposed a significant part of this research to be rehearsed within this language, having as method the "reassembly", the "remix". Another part, no less significant, is rehearsed through the word. Presenting the trajectory and the methodological searches of the author during his own critical review, this work trusts on a pedagogical process of constant individual revisions integrated with the proposition of cultural actions that stimulate continuous collective exercises of historical, political and aesthetic reflection about this territory that we still call "Amazon". As a proposer of a work within the research line of History, Criticism and Education in Arts, more than as a researcher or an artist, I present myself as a filmmaker, and present this text as a starting point for education as a practice of freedom
Keywords: Cinema - Amazônia
Artes Visuais - Amazônia
Cinema - Educação - Arte
Cinema na etnologia - Amazônia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Arte
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

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