Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10411
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Sep-2017
metadata.dc.creator: GRIS, Gabriele
ALVES, Hans Werner
ASSIS, Grauben José Alves de
SOUZA, Sílvia Regina de
metadata.dc.description.affiliation: ASSIS, G. J. A. Universidade Federal do Pará
Title: Utilização de jogos adaptados para avaliação de habilidades matemáticas e monetárias
Other Titles: Utilización de juegos adaptados para evaluación de habilidades matemáticas y monetarias
metadata.dc.description.sponsorship: IC/UEL - Fundação Araucária e Programa de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Londrina
Citation: GRIS, Gabriele et al. Utilização de jogos adaptados para avaliação de habilidades matemáticas e monetárias. Trends in Psychology, Ribeirão Preto, v. 25, n. 3, p. 1139-1152, set. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.9788/tp2017.3-12pt. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10411. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo teve por objetivo avaliar os efeitos de jogos adaptados sobre a avaliação do desempenho de pré-escolares no aprendizado de habilidades matemáticas e monetárias. Participaram oito crianças da Educação Infantil, distribuídas em dois Grupos Experimentais. Para ambos os grupos, por meio de dominós adaptados, foram ensinadas e testadas relações entre numerais impressos (A), conjuntos de pontos (B), operações de adição (C), valores impressos (D) e figuras de cédulas e moedas (E). Inicialmente foram ensinadas as relações AB/BA e AC/CA e testadas as relações BC/CB. Posteriormente foram ensinadas as relações DC/CD, testadas as relações AD/DA e DB/BD. Finalmente ensinou-se a relação DE/ED, testando-se em seguida as relações EB/BE, EC/CE e AE/EA. Avaliações de nomeação dos estímulos e de resolução de operações de adição foram realizadas em Pré-teste, Sondas e em Pós-teste. Para o Grupo 1 as avaliações de nomeação de estímulos foram conduzidas por meio da apresentação de cartões e para o Grupo 2 foram utilizados jogos adaptados. Observou-se, para ambos os grupos, melhores resultados na resolução de operações de adição. Os resultados das avaliações sugerem que o uso de jogos adaptados pode contribuir para menor variabilidade nas avaliações de nomeação de estímulos.
metadata.dc.description.resumen: Este estudio tuvo como objetivo investigar los efectos del uso de juegos de dominó adaptados sobre la evaluación del desempeño de preescolares en el aprendizaje de habilidades matemáticas y monetarias. Participaron ocho niños de la Educación Infantil, distribuidos en dos Grupos Experimentales. Para ambos los grupos, por medio de dominó adaptados, fueron enseñadas y testadas relaciones entre numeral impreso (A), conjunto de puntos (B), operación de suma (C), valor impreso (D) y imágenes de billetes y monedas. Inicialmente fueran enseñadas las relaciones AB/BA y AC/CA, testándose las relaciones BC/CB. Posteriormente fueran enseñadas las relaciones DC/CD, testándose las relaciones AD/DA y DB/BD. Finalmente fueran enseñadas las relaciones DE/ED, testándose las relaciones EB/BE, EC/CE y AE/EA. Evaluaciones de nombramiento de estímulos y de resolución de operaciones de suma fueron realizadas en prueba previa, sondeos y en post-prueba. Para el Grupo 1 las evaluaciones de nombramiento de estímulos fueron conducidas por medio de la presentación de tarjetas y para el Grupo 2 fueron utilizados juegos adaptados. Se observó, para ambos los grupos, mejores resultados en la resolución de operación de suma. Los resultados de las evaluaciones sugieren que el uso de juegos adaptados puede contribuir para resultados con menor variabilidad en las evaluaciones de nombramiento.
Keywords: Aprendizagem - Jogos adaptados
Educação infantil - Numerais
Ensino da matemática - Estímulos
Comportamento matemático
Relações - Modelos de redes
Games
Arithmetic (Mathematic)
Money handling
Relationship network
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Series/Report no.: Trends in Psychology
ISSN: 2358-1883
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Sociedade Brasileira de Psicologia
metadata.dc.publisher.initials: SBP
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: http://ref.scielo.org/38j6qp
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.9788/tp2017.3-12pt
Appears in Collections:Artigos Científicos - NTPC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_UtilizacaoJogosAdaptados.pdfPORTUGUÊS923,95 kBAdobe PDFView/Open
Article_UseAdaptedGames.pdfINGLÊS923,67 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons