Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10485
metadata.dc.type: Tese
Issue Date: 12-Apr-2013
metadata.dc.creator: SOUZA, Liane Dahás Jorge de
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUZA, Carlos Barbosa Alves de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Garcia-Mijares, Miriam
Title: Investigando a formação de classes funcionais em cães e ratos
Other Titles: Investigating a training of functional lessons in dogs and mice
metadata.dc.description.sponsorship: CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Citation: SOUZA, Liane Dahás Jorge de. Investigando a formação de classes funcionais em cães e ratos. Orientadora: Miriam Garcia-Mijares. 2013. 98 f. Tese (Doutorado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, , Belém, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10485. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo objetivou ensinar um responder compatível com a formação de classes funcionais de estímulos olfativos a três cães domésticos através de três fases de treino de reversões repetidas de discriminações simples combinadas: (1) com dois estímulos; (2) em pares com os estímulos de dois conjuntos, e (3) com quatro estímulos. Os sujeitos aprenderam as tarefas nas Fases 1 e 2. Dois dos sujeitos apresentou learning set da tarefa na Fase 1, mas nenhum apresentou responder condizente com a formação de classes. Discute-se que a exigência de discriminar quatro estímulos na mesma tentativa pode ter dificultado o treino, e se sugere um novo estudo para tratar com essa dificuldade.
Abstract: This study aimed to install a repertoire adequate to the class formation of olfactory stimuli in three domestic dogs through training repeated yoked reversals of simple discriminations in three phases: (1) with two stimuli (2) in pairs with two sets of stimuli, and (3) with four stimuli. The subjects learned the tasks in Phases 1 and 2, and two of them showed learning set of the task in Phase 1; but none responded in a way befitting the formation of classes. It is argued that the requirement to discriminating four stimuli in the same trial may have disrupted training, and a new study is suggested to deal with this difficulty.
Keywords: Reversões repetidas de discriminações simples combinadas
Classes funcionais
Cães domésticos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Teses em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Doutorado) - PPGTPC/NTPC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_InvestigandoFormacaoClasses.pdf4,31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.