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Tipo: Dissertação
Data do documento: 31-Jul-2018
Autor(es): VELÁSTEGUI, Débora Aline Camargo
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Primeiro(a) Orientador(a): CUNHA, Myriam Crestian Chaves da
Título: Propostas de autoavaliação e autorregulação em livros didáticos de Espanhol como língua estrangeira
Citar como: VELÁSTEGUI, Débora Aline Camargo. Propostas de autoavaliação e autorregulação em livros didáticos de Espanhol como língua estrangeira. 2018. 103 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2018. Programa de Pós-Graduação em Letras. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10506. Acesso em:.
Resumo: Este trabalho teve por objeto de análise as atividades de autoavaliação presentes em livros didáticos de Espanhol como Língua Estrangeira e visou analisar se processos formativos são possibilitados nesses materiais, de modo a contribuir para a autonomia dos aprendentes. Percebemos que, embora um número cada vez maior de materiais incorpore atividades consideradas como de autoavaliação, poucas pesquisas são empreendidas sobre o tema e sobre o processo correlato: a autorregulação. No ensino de idiomas, a avaliação da aprendizagem tem deixado de ter um caráter apenas somativo e classificatório, passando a integrar a construção do conhecimento pelos aprendentes, numa perspectiva dita formativa. Apoiamo-nos na concepção de avaliação formativa francófona, para compor a fundamentação teórica de nosso trabalho e nos baseamos, principalmente, nos estudos de Bonniol; Vial (2001), Fernandes (2004, 2005, 2006, 2008,), Perrenoud (2008), Barreiro (2009), Mottier-Lopez (2010), Hadji (2011). Formamos um corpus de materiais didáticos de Espanhol como Língua estrangeira (livro didático, CD, caderno de exercícios etc.) e para a sua análise elaboramos cinco categorias (localização das atividades no conjunto didático; tipos de atividades propostas; objetos avaliados; orientações dos autores para o uso das propostas das atividades de autoavaliação e; modo de expressão da autoavaliação e de seus resultados) com base nas concepções da avaliação formativa, com o objetivo de: identificar quais atividades de natureza formativa estão presentes nos materiais selecionados; analisar suas características e sua inserção no livro em relação aos objetivos pretendidos e às atividades didáticas propostas; verificar quais orientações aparecem no guia didático, para o desenvolvimento dessas atividades pelos professores, e como essas orientações se relacionam com as opções metodológicas do livro didático. Os dados analisados mostram que, de um modo geral, as atividades de (auto)avaliação ainda se apresentam como uma simples recapitulação da gramática ou dos aspectos linguísticos da língua estrangeira estudada, destoando assim das concepções formativas, de modo que, não servem para autorregular as aprendizagens, nem, tampouco, ajudam os professores a apoiar seu ensino nas estratégias metacognitivas que seu alunos poderiam desenvolver para ajudá-los realmente a aprender.
Abstract: This article aims to analyse the activities of self-evaluation present in spanish pedagogical materials as foreign language and sought to analyse if formative tatics are possible in these materials, in a way to contribute for learners autonomy. Although an even bigger number of materials implement activities considered as self-evaluation, few research is undertaken on the subject and about the correlate process: The self-regulation. In language teaching the assessment of learning has ceased to be only summative and classificatory, to integrate the construction of knowledge by learners, in a so-called formative perspective. Relying on the conception of Francophone formative evaluation to indite the theoretical basis of our work and relying on, mainly, the studies of Bonniol; Vial (2001), Fernandes (2004, 2005, 2006, 2008), Perrenoud (2008), Barreiro (2009), Mottier-Lopez (2010), Hadji (2011). A corpus of Spanish didactic material as Foreign language was formed (textbooks, CD, workbooks etc.) and for its analysis was elaborated five categories (location of activities in the didactic set; types of proposed activities, evaluated objects, author’s guidance for the use of proposals for self-assessment activities and; way of expression of self-evaluation and its results) based on the conceptions of formative evaluation, in order to: identify wich activities of formative nature are present in the selected materials; analyze its characteristics and its insertion in the book regarding the intended selected goals and to the proposed didactic activities; to check which guidelines appear in the didactic guide, for development of these activities by the teachers, and how these guidelines relate to the methodological options of pedagogical materials. The analyzed data shows, generally, the self-evaluation activities still present themselves as a simple recapitulation of grammatical or linguistic aspects of the studied language, thus disregarding the formative conceptions, so that learning is not used for self-regulation, neither it helps teachers to support their teaching in the meta cognitive strategies that their students could develop to really help them learn.
Palavras-chave: Autoavaliação
Autorregulação
Avaliação formativa
Material didático
Área de Concentração: ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Linha de Pesquisa: ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E CULTURAS: MODELOS E AÇÕES
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Letras e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

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