Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/10569
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 30-Jan-2019
metadata.dc.creator: SILVA, Anderson Rodrigo Tavares
metadata.dc.description.affiliation: SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação
metadata.dc.contributor.advisor1: NUNES, Francivaldo Alves
Title: Mais vídeos, menos textos”: ensino e aprendizagem em História e produções audiovisuais
Citation: SILVA, Anderson Rodrigo Tavares. “Mais vídeos, menos textos”: ensino e aprendizagem em História e produções audiovisuais. Orientador: Francivaldo Alves Nunes. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10569. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação tem como principal objetivo analisar questões em torno do uso e produção de fontes audiovisuais e realização de atividades de pesquisa sobre o conceito histórico regime militar brasileiro por meio de uma pesquisa participante efetuada junto a uma turma de alunos concluintes do ensino médio da Escola Estadual Acy de Barros. O problema principal consistiu em identificar quais elementos de sua cultura os alunos concluintes do ensino médio recorrem quando estão aprendendo História. A partir disso, utilizou-se o método das aulas-oficinas, de acordo com a perspectiva de Isabel Barca (2004), com o objetivo de estimular a aprendizagem da História por meio do uso e produção de fontes históricas utilizando os celulares (smartphones) como recurso didático. Como atividade de culminância deste processo de ensino-aprendizagem em história, os alunos construíram produtos audiovisuais de curta duração em diferentes formatos sobre temáticas relacionadas ao conceito histórico regime militar.
Abstract: This dissertation has as main objective to analyse questions about the use and production of audiovisuals sources and conducting research activities on the historical concept of the Brazilian military regime through a participant research carried out with a group of high school students of the public school Acy de Barros. The main problem was to identify which elements of their culture the graduating high school students turn to when they are learning history. Based on this, the classroom-workshop method was used, according to the perspective of Isabel Barca (2004), with the purpose of stimulating the learning of history through the use and production of historical sources using cellphones (smartphones) as a didactic resource. As a culminating activity of this teaching-learning process in history, students built short film audiovisual products in different formats on themes related to the historical concept military regime.
Keywords: Ensino-aprendizagem em história
Produção de fontes audiovisuais
Pesquisa participante
Regime militar brasileiro
Teaching-learning in history
Production of audiovisual sources
Participant research
Brazilian military regime
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ENSINO DE HISTÓRIA
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Universitário de Ananindeua
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA/Ananindeua

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_MaisVideosMenos.pdf2,82 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons