Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/10660
Tipo: Dissertação
Data do documento: 4-Abr-2013
Autor(es): RAMOS, Camila Carvalho
Primeiro(a) Orientador(a): ASSIS, Grauben José Alves de
Primeiro(a) coorientador(a): COSTA, Thiago Dias
Título: Desenvolvimento de metodologia de monitoramento das ações de capacitação na Universidade Federal do Pará
Título(s) alternativo(s): Developing methodology for monitoring capacitating actions in a Federal Educational Institution
Agência de fomento: CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Citar como: RAMOS, Camila Carvalho. Desenvolvimento de metodologia de monitoramento das ações de capacitação na Universidade Federal do Pará. 2013. 41 f. Orientador: Grauben José Alves de Assis. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10660. Acesso em:.
Resumo: O objetivo deste estudo foi desenvolver uma metodologia de monitoramento das ações de capacitação de uma instituição federal de ensino. O estudo foi realizado na Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas com 26 servidores técnico-administrativos. Foi utilizada a avaliação do tipo 360º, na qual o servidor se auto-avalia e é avaliado por diferentes atores organizacionais. O procedimento incluiu o mapeamento de competências, a criação de indicadores de desempenho, a validação dos indicadores e a aplicação do questionário de avaliação. Os resultados mostraram que a metodologia proposta possui itens de escala adequados que possibilitam uma avaliação objetiva do desempenho do servidor. Portanto, a nova metodologia foi considerada promissora para o desenvolvimento dos servidores e o processo de decomposição se mostrou eficaz para a criação de indicadores de avaliação.
Abstract: The present study was to develop a methodology for monitoring capacitating actions in a federal educational institution. The study was carried out at the Pro-rectory of Development and Management of Personnel with 26 technical-administrative public workers. We used the 360º type performance evaluation, in which the public worker performs self-evaluation and also is evaluated by different organizational actors. The procedure comprised: mapping the competences, establishing performance indicators, validating indicators, and implementation of the evaluation questionnaire. The results showed that the proposed methodology has adequate scale items that make possible an objective evaluation of the worker performance. Therefore, the new methodology was considered as a promising tool for the development of public workers and the process of competence decomposition was effective to create evaluation indicators.
Palavras-chave: Gestão por competências
Avaliação de treinamento por múltiplas fontes
Indicadores de desempenho
Decomposição de competências
Área de Concentração: PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Linha de Pesquisa: ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO: BASES EXPERIMENTAIS E HISTÓRICO-CONCEITUAIS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento
Programa: Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Mestrado) - PPGTPC/NTPC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_DesenvolvimentoMetodologiaMonitoramento.pdf674,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons