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Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 29-abr-2014
Autor(es): CALDAS, Ivete Furtado Ribeiro
Primer Orientador: GAROTTI, Marilice Fernandes
Primer Coorientador: CHERMONT, Aurimery Gomes
Título : Responsividade materna e desenvolvimento sóciocomunicativo de prematuros durante o primeiro ano de vida
Otros títulos : Maternal responsiveness and social communicative development of premature infants during the first year of life
metadata.dc.description.sponsorship: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citación : CALDAS, Ivete Furtado Ribeiro. Responsividade materna e desenvolvimento sóciocomunicativo de prematuros durante o primeiro ano de vida. 2014. 88 f. Orientadora: Marilice Fernandes Garotti. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10823. Acesso em:.
Resumen: Neonatos prematuros com peso ao nascer (PN) ≤ 2500 gramas podem apresentar déficits decorrentes de comprometimentos neurológicos que alteram o desenvolvimento sóciocomunicativo. Interações iniciais mãe-bebê prematuro são importantes para avaliar esse processo de risco, verificado a partir de alterações na comunicação não verbal. A qualidade da responsividade materna durante essas interações são importantes para o desenvolvimento das habilidades sóciocomunicativas no primeiro ano de vida. Este estudo verificou a relação entre a responsividade materna e o desenvolvimento sóciocomunicativo de prematuros para cada grupo em quatro momentos do desenvolvimento. Participaram 18 díades com idade gestacional < 36 6/7 semanas e PN ≤ 2500 gramas. Elas foram distribuídas em três grupos, delimitados de acordo com suas características maternas e gestacionais. Para a coleta de dados foram utilizados uma ficha clínica, entrevista sociodemográfica, escala de interação social (EIS) e protocolo de observação mãe-criança. As sessões aconteceram aos três, seis, nove e doze meses de vida. Todas as sessões foram integralmente registradas em vídeo para posterior registro das habilidades e engajamentos. Os resultados mostraram que no grupo Não Gêmeos Primíparos (NGP) foram observadas diferenças significativas nos estados de Engajamento com Pessoa (EP) (x2= 11,00; p=0,012) com maior duração aos três meses (M=90,70; dp=16,10). E nos engajamentos com objeto e pessoa (EOP) também foram observadas diferenças significativas (x2= 10,35; p=0,01), verificando episódios triádicos aos seis meses (M=0,13; dp=0,32). Foi identificada correlação significativa positiva entre engajamento com objeto (EO) aos três meses e a pontuação total da Escala de Interação Social (EIS) aos seis meses (0,592; p<0,05). No grupo NGP o peso da criança ao nascer apresentou correlação positiva com EP (0,812; p<0,05) e negativa com EO aos três meses (-0,812; p<0,05). Portanto, os achados evidenciam que a qualidade das interações, fatores de risco e sociodemográficos interferem no desenvolvimento das habilidades sóciocomunicativas de crianças nascidas prematuras.
Resumen : Premature neonates with birth weight (BW ) ≤ 2500 grams may show deficits arising from neurological damage that alter the sóciocomunicativo development. Early motherinfant interactions premature are important to assess this risk process , observed from changes in nonverbal communication . The quality of maternal responsiveness during these interactions are important for the development of sóciocomunicativas skills in the first year of life . This study examined the relationship between maternal responsiveness and sóciocomunicativo development of premature infants for each group in four stages of development. 18 dyads with gestational age < 36 6/7 weeks and BW ≤ 2500 grams participated . They were divided into three groups , defined according to their maternal and pregnancy characteristics . For data collection a clinical record , sociodemographic interview , scale of social interaction (EIS) and observation protocol mother and child were used. The sessions took place at three, six, nine and twelve months life. All sessions were recorded on video for full backlog of skills and engagement . The results showed that in the group not primiparous Twins (NGP) significant differences were observed in the states of Engagement Person (EP) ( x2 = 11,00, p=0,012) with longer duration at three months ( M = 90,70; SD =16,10 ). And in engagements with the object and person (EOP) were also significant differences (x2=10,35; p=0,01) observed by checking triadic episodes at six months (M=0,13, SD=0,32). Significant positive correlation between engagement with object (EO) at three months and the total score of the Social Interaction Scale (EIS) at six months (0,592; p<0,05) was identified . In NGP group the child's weight at birth was positively correlated with EP (0,812; p< 0,05) and negatively with EO at three months (-0.812; p<0,05 ) . Therefore, the findings show that the quality of interactions, and sociodemographic risk factors interfere with the development of sóciocomunicativas skills of children born preterm.
Palabras clave : Mãe e filhos - Relações
Crianças - Desenvolvimento
Prematuros
Responsividade materna
Interação mãe - bebê
Desenvolvimento infantil
Fator de risco
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ECOETOLOGIA
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: ECOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento
Programa: Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Aparece en las colecciones: Dissertações em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Mestrado) - PPGTPC/NTPC

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