Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/10882
Tipo: Artigo de Periódico
Fecha de publicación : jun-2018
Autor(es): TAVARES, Laís Conceição
MÜLLER, Regina Celi Sarkis
FERNANDES, Adriano Caldeira
metadata.dc.description.affiliation: MÜLLER, R. C. S.; FERNANDES, A. C. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ)
Título : O uso de mapas conceituais como ferramenta metacognitiva no ensino de Química
Otros títulos : The use of conceptual maps as a metacognitive tool in chemistry teaching
metadata.dc.description.sponsorship: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citación : TAVARES, Laís Conceição, MÜLLER, Regina Celi Sarkis; FERNANDES, Adriano Caldeira. O uso de mapas conceituais como ferramenta metacognitiva no ensino de Química. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, Belém, v. 14, n. 29, p. 63-78, jan./jun. 2018, Especial Metacognição. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10882. Acesso em:.
Resumen: O presente artigo tem como objetivo propor o uso de mapas conceituais (MCs) como ferramenta metacognitiva no processo de ensino e aprendizagem em química. A pesquisa envolveu estudantes do curso de licenciatura em química, durante a disciplina de química geral teórica II, na Universidade Federal do Pará (UFPA), campus de Belém. Os dados foram obtidos por meio da coleta de MCs construídos pelos discentes. As análises foram realizadas a partir da observação do contato dos estudantes com o objeto de estudo, da forma como os discentes compreendem o conteúdo e da externalização do conhecimento expressa através dos mapas. Os resultados obtidos indicam que através dos MCs é possível compreender melhor as manifestações metacognitivas dos indivíduos, pois os mapas tornam as informações mais acessíveis e permitem perceber a forma como os estudantes compreendem o conteúdo em estudo e como eles relacionam os conceitos em sua estrutura cognitiva. Atualmente é crescente o uso de ferramentas alternativas para o ensino, inclusive na área de ciências da natureza. Desse modo, o uso de MCs foi bem aceito pelos discentes, o que contribuiu significativamente com a formação de futuros docentes, demonstrando a importância desse instrumento para o processo de ensino e aprendizagem.
Resumen : This study aimed to recommend the use of conceptual maps (CMs) as a metacognitive tool in the teaching-learning process in Chemistry. The research was carried out involving students of the chemistry graduation, during the discipline of theoretical general chemistry II, at Universidade Federal do Pará (UFPA), university campus in Belém. The data were obtained through the collection of CMs elaborated by the students. The analyses were carried out based on the observation of students' contact with the object of study, the way in which the students understood the content and the externalization of the knowledge represented through the maps. The results of this study indicated that through the CMs it is possible to better understand the metacognitive manifestations of the individuals, since the maps make the information more accessible and allow understanding how the students understand the content in study and how they relate the concepts in their cognitive structure. Currently, there is an increasing use of alternative tools for the teaching, including in the field of natural sciences, where they are constants, thus, the use of CMs was quite accepted by students, which contributed significantly to the training of future teachers, demonstrating the importance of this instrument for the teaching-learning process.
Palabras clave : Mapas conceituais
Ensino - Aprendizagem
Metacognição
Series/Report no.: Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
ISSN : 2317-5125
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5561/4766
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i29.5561
Aparece en las colecciones: Artigos - Amaz RECM/UFPA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_UsoMapasConceituais.pdfPORTUGUÊS1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons