Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/10971
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVIDAL, Cleice da Luz-
dc.creatorSILVA, Daniele Dorotéia Rocha da-
dc.creatorMACHADO, Diego Ramon Silva-
dc.creatorBARROS, Jônatas Barros e-
dc.creatorALMEIDA, Maria Vani Magalhães-
dc.creatorALMEIDA, Natasha de Queiroz-
dc.date.accessioned2019-04-15T20:52:57Z-
dc.date.available2019-04-15T20:52:57Z-
dc.date.issued2007-06-
dc.identifier.citationVIDAL, Cleice da Luz et al. O programa EDUCIMAT: ensaios e reflexões sobre a extensão universitária. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 3, n. 6, p. 43-49, jun. 2007. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v3i0.1731. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10971. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn2317-5125pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10971-
dc.description.abstractThis article is an initial study on the actions of continuing teacher’s education developed by the Center for Development Support Teaching Scientific of Federal University of Pará, looking from the perspective of undergraduate and postgraduate Fellows from the projects of university extension and its role in policies for basic education. The work takes as its object of study EDUCIMAT Program: Education, Technology and Services in Science and Mathematics Education, developed by this Center in partnership with the University of Amazonia, Pará University Center and Pará State University, with the funding of Ministry of Education. This program aims to improve education in science and mathematics at the Para state region through the continuous education of teachers of kindergarden and elementary school. The working strategy foresees the formation / strengthenin teachers’ groups tutors Pedagogical Centres of Scientific Development Support in the municipalities, through the establishment of Support Groups Pedagogical Scientific Development at (level) specialization. The development program involves the completion of internal seminars, extension courses in the capital and countryside, specialization courses, annual workshops, intellectual and publishing development of modules and annual meetings of Education in Science and Mathematics, bearing, transverse mode, including education, environmental education and indigenous education. The program is offered for four years, beginning in Pará State, with potential to expand to other states, especially in the North, Northeast and Midwest. We recognize the importance of investigating, appreciating and discussing teaching practices in light of theoretical discussions as one of the reasons that can result significant changes in student-teacher relationcontent, whereas expression committed to the relationship between education, research and extension, principle latent within institutions of higher education who seek the social quality education.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofAmazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.urihttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1731pt_BR
dc.subjectEDUCIMATpt_BR
dc.subjectEducação em ciências e matemáticapt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectEducation in science and mathematicsen
dc.subjectUniversity extensionen
dc.titleO programa EDUCIMAT: ensaios e reflexões sobre a extensão universitáriapt_BR
dc.title.alternativeEDUCIMAT program: essays and reflections about universitary extensionen
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3427604613878212pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7857318025231705pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2073919730757682pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3305989488331260pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9462893351804118pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5625315785546567pt_BR
dc.citation.volume3-
dc.citation.issue6-
dc.citation.spage43-
dc.citation.epage49-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v3i0.1731pt_BR
dc.description.resumoEste artigo constitui-se em um estudo inicial sobre ações de formação continuada de professores desenvolvida no âmbito do Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico Universidade Federal do Pará, analisando sob a perspectiva dos estudantes de graduação e de pós-graduação, que atuam como bolsistas dos projetos, a configuração da extensão universitária e seu papel nas políticas destinadas à educação básica. O trabalho toma como objeto de estudo o Programa EDUCIMAT: Formação, Tecnologia e Serviços em Educação em Ciências e Matemáticas, desenvolvido pelo referido Núcleo, em parceria com a Universidade da Amazônia ; Centro Universitário do Pará e Universidade Estadual do Pará, contando com o financiamento do Ministério da Educação. Este programa objetiva aprimorar a Educação em Ciências e Matemáticas no Estado do Pará e na Região, através da formação continuada de professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental. A estratégia de trabalho prevê a formação/fortalecimento de grupos de professores tutores dos Centros Pedagógicos de Apoio ao Desenvolvimento Científico nos municípios, por meio da constituição dos Grupos Pedagógicos de Apoio ao Desenvolvimento Científico, em nível de especialização. O desenvolvimento do Programa envolve a realização de seminários internos, cursos de extensão na capital e no interior, cursos de especialização, anuais; elaboração intelectual e editoração de módulos e encontros anuais de Educação em Ciências e Matemáticas, tendo presente, de modo transversal, a educação inclusiva, a educação ambiental e a educação indígena. O Programa está proposto para quatro anos, iniciando-se no Estado do Pará, com possibilidades de expansão para outros estados, especialmente das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Reconhece-se a importância de investigar, valorizar e discutir práticas pedagógicas à luz das discussões teóricas como um dos fundamentos que podem resultar em mudanças significativas na relação aluno professor- conteúdo, enquanto expressão comprometida com a relação entre o ensino, pesquisa e extensão, princípio latente dentro das instituições de nível superior que buscam a qualidade social da educaçãopt_BR
dc.description.affiliationLIMA, D. D. R. S.; BARROS, J. B. Universidade Federal do Parápt_BR
Appears in Collections:Artigos - Amaz RECM/UFPA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_ProgramaEducimat.pdf120,96 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons