Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/11270
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 24-May-2016
metadata.dc.creator: SILVA, Neide Andrade da
metadata.dc.description.affiliation: SEMED - Secretaria de Educação do Município de Breves
metadata.dc.contributor.advisor1: CAMPOS, Indio
Title: Gestão educacional no contexto rural: implicações para o desempenho estudantil nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola ribeirinha no município de Breves (PA), de 2010 a 2014
Citation: SILVA, Neide Andrade da. Gestão educacional no contexto rural: implicações para o desempenho estudantil nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola ribeirinha no município de Breves (PA), 2010 a 2014. Orientador: Índio Campos. 2016. 93 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11270. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho surgiu da preocupação com a baixa qualidade da educação no meio rural brevense. Apresentou como principal intencionalidade analisar a gestão educacional e suas implicações para o desempenho estudantil nos anos iniciais do ensino fundamental no meio rural do município de Breves, no período de 2010 a 2014, tendo por base empírica uma escola ribeirinha. Delimitou como questionamento norteador: quais os fatores, relacionados à gestão, que contribuem para o baixo desempenho dos alunos nas escolas do meio rural do município de Breves? Para concretizar a intenção desta investigação foram realizadas pesquisas bibliográficas, documentais e de campo. Com este estudo constatou-se que fatores relacionados à gestão educacional como: falta de estrutura física escolar de acordo com os padrões do MEC, ausência de materiais didático pedagógicos, falta de alimentação escolar de qualidade e principalmente falta de transporte escolar adequado, entre outros, contribuem significativamente para o baixo desempenho dos alunos das escolas do meio rural do município de Breves
Abstract: This work arose from concern about the low quality of education in rural brevense. Presented as main intention to analyze the educational management and its implications for student achievement in the early years of primary education in rural areas of the municipality of Breves, in the period 2010-2014, with the empirical basis a riverside school. Delimited as the guiding question: what factors related to management, contributing to the poor performance of students in schools in rural communities in the municipality of Breves? To realize the intent of this research were carried out bibliographic research, documentary and field. With this study it was found that factors related to educational management as lack of school physical structure according to MEC standards, lack of educational teaching materials, lack of school food quality and especially lack of adequate school transport, among others, contribute significantly to the poor performance of students in schools in rural communities in the municipality of Breves
Keywords: Escolas – Organização e Administração – Breves (PA)
Avaliação Educacional – Breves (PA)
Desempenho educacional Breves (PA)
Educação Rural Breves (PA)
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: GESTÃO PÚBLICA DO DESENVOLVIMENTO
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Gestão Pública (Mestrado) - PPGGP/NAEA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_GestaoEducacionalContexto.pdf2,52 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons