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metadata.dc.type: Tese
Issue Date: 1-Mar-2019
metadata.dc.creator: FARIAS, Maria Celeste Gomes de
metadata.dc.contributor.advisor1: HAGE, Salomao Antonio Mufarrej
Title: Alternância pedagógica na formação do educador: contribuições da licenciatura em educação do campo a partir da Unifesspa
metadata.dc.description.sponsorship: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citation: FARIAS, Maria Celeste Gomes de. Alternância pedagógica na formação do educador: contribuições da licenciatura em educação do campo a partir da Unifesspa. Orientador: Antonio Salomão Mufarrej Hage. 2019. 318 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11465. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A tese teve como objetivo identificar e analisar as contribuições da Alternância Pedagógica desenvolvida no Curso de Licenciatura em Educação do Campo, na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA, para a formação dos educadores, no que tange os princípios da educação do campo. A pesquisa fundamentou-se em pressupostos de caráter qualitativo, tendo como instrumentos de coleta de dados a análise documental; a pesquisa participante; entrevistas semiestruturadas. Para o levantamento dos dados foram ouvidos quinze educandos; sete formadores da LPEC e dois representantes do Movimento social MST. A organização e análise dos dados está estruturada em quatro Eixos I - Alternância Pedagógica: formação, trabalho e terra nas práticas formativas do educador do Campo; Eixo II – Alternância Pedagógica: Contribuições para uma Formação Humana, Política do Educador do campo; Eixo III- Alternância Pedagógica na Formação do Educador: contribuições para Incidências nas escolas, comunidades do campo e Universidade; Eixo IV- Alternância pedagógica na formação do educador e a Produção do Conhecimento a partir das práticas da pesquisa educativa. A estrutura da tese encontra-se organizada em quatro capítulos. No primeiro, apresentamos as concepções hegemônica de formação e a contra-hegemônica na perspectiva do Movimento de Educação do Campo e o desenvolvimento da Licenciatura em Educação do Campo no Brasil. No segundo capítulo, expomos os princípios teóricos e metodológicos da Pedagogia da Alternância e a Alternância Pedagógica na formação do educador do campo. No terceiro capítulo, apresentamos o contexto histórico social da Região do Sudeste do Pará, onde está situada a UNIFESSPA, e expomos a organização da Alternância Pedagógica no Curso LPEC. No quarto capítulo, analisamos os dados estruturados nos quatros Eixos Temáticos a partir do olhar dos sujeitos do processo formativo, destacando as contribuições da Alternância Pedagógica na formação do educador do campo. Os resultados da pesquisa nos levaram a identificar diversas contribuições da alternância. As contribuições apontam para a materialidade dos princípios da Educação do Campo como práticas educativas que incidem na realidade das escolas e comunidades que valorizam a cultura, os saberes, os conhecimentos dos povos; a alternância contribui para uma formação que tem como matriz formativa a relação com a terra e o trabalho dos sujeitos do campo, aponta para uma formação humana e política do educador, bem como para a produção de conhecimento socialmente comprometido com a classe trabalhadora do campo.
Abstract: The thesis aimed to identify and analyze the contributions of the Pedagogical Alternation developed in the Course of Licenciatura in Education of the Field, at the Federal University of the South and Southeast of Pará - UNIFESSPA, for training of the educators, regarding the principles of the education of the field. The research was based on assumptions of a qualitative nature, having as instruments of data collection the documentary analysis; participant research; semi-structured interviews. For the data collection fifteen students were interviewed; seven LPEC trainers and two representatives of the Social Movement - MST. The organization and analysis of the data is structured in four Axes I-Pedagogical Alternation in the formation of the educator: contributions that Focus on the dynamics of the Schools, Communities of the field and University; Axis II - Pedagogical Alternation: training, work and land in the training practices of the field educator; Axis III- Pedagogical Alternation Contributions to a Human Formation, Field Educator's Policy; Axis IV - Pedagogical alternation in the formation of the educator and the Production of Knowledge based on the practices of educational research. The structure of the thesis is organized in four chapters. In the first one we present the hegemonic conceptions of formation and the counter hegemonic from the perspective of the Field Education Movement and the development of the Degree in Field Education in Brazil. In the second chapter we expose the theoretical principles of methodological of the Pedagogy of Alternation and the Pedagogical Alternation in the formation of the educator of the field. In the third chapter we present the historical social context of the Region of Southeast of Pará where it is located of UNIFESSPA we present the organization of the Pedagogical Alternation in the Course LPEC. In the fourth chapter we analyze the data structured in the four Thematic Axes from the view of the subjects of the formative process highlighting the contributions of the Pedagogical Alternation in the formation of the educator of the field. The results of the research led us to identify several contributions of the alternation. The contributions point to the materiality of the principles of Field Education as educational practices that affect the reality of schools and communities that value culture, knowledge and knowledge of the people; the alternation contributes to a formation has as formative matrix the relation with the land and the work of the subjects of the field; the contribution of alternance points to a human and political formation of the educator, as well as alternation contributes to the production of knowledge socially committed to the working class of the field.
Keywords: Alternância pedagógica
Formação do educador do campo
Licenciatura em educação do campo
UNIFESSPA
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: EDUCAÇÃO
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Teses em Educação (Doutorado) - PPGED/ICED

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