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dc.creatorMARTINS, Aurea Peniche-
dc.date.accessioned2019-09-12T19:16:55Z-
dc.date.available2019-09-12T19:16:55Z-
dc.date.issued2018-12-05-
dc.identifier.citationMARTINS, Áurea Peniche. Educação e responsabilidade social empresarial (RSE): o projeto trilhas, do Instituto Natura, na Rede Municipal de Ensino de São Miguel do Guamá/PA. Orientadora: Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos. 2019. 229 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11783. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11783-
dc.description.abstractThe research addresses EDUCAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL (RSE): O Projeto Trilhas do Instituto Natura na Rede Municipal de Ensino de São Miguel do Guamá/PA. It analyzes the implementation and implementation of the "Trilhas / Natura" Project in the Municipal Education Network and its consequences for the planning and execution of the local public educational policies. The question is how the "Trilhas / Natura" Project is implemented and implemented in the Municipal Network in São Miguel do Guamá and what its consequences for the planning and execution of local public educational policies? The hypothesis raised is that the "Project Trails" of Natura implements and implements within the municipality the logic of Public-Private Partnerships (PPP's) in education, and in this way removes the public character of education, applying management principles derived from logic business. The theoretical-methodological reference of the historical-dialectical perspective aims at this research. The proposed methodological path is anchored in field research. As a research technique, we used bibliographical review, document survey, and semi-structured interviews with the subjects involved in the research. The results are in line with the research hypothesis, since the "Trilhas Project" is implemented in the Municipality without a formal contract and due to this, the division of specific responsibilities between the Municipality and the Natura Institute is not clear, since the implementation to project implementation. The municipality adapts to the project and not the other way around. We conclude that in the scope of PPPs in education, the State is strengthening the Capital. The criticisms of this logic are restricted to the theoretical field, because the educational systems are accepting, since they are immersed in the scrapping of the public and thus they become hostages of the "awards" of the PPP's. Finally, the democratic state, which ought to take care of public interests, does not do so, in the analysis of Marx as a "committee of the bourgeoisie".pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectProjeto Trilhas/Naturapt_BR
dc.subjectParceria público-privadapt_BR
dc.subjectResponsabilidade social empresarialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRede municipal de ensinopt_BR
dc.titleEducação e responsabilidade social empresarial (RSE): o projeto Trilhas, do Instituto Natura, na Rede Municipal de Ensino de São Miguel do Guamá/PApt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Terezinha Fatima Andrade Monteiro dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9502681594591950pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2038422398552119pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa “Educação e Responsabilidade Social Empresarial (RSE): o Projeto Trilhas, do Instituto Natura, na Rede Municipal de Ensino de São Miguel do Guamá/PA objetiva analisar o processo de implantação e implementação do Trilhas e suas consequências para a Rede Municipal de Ensino de São Miguel do Guamá, cuja questão central é como o Projeto Trilhas foi implantado e implementado em São Miguel do Guamá e quais as consequências para a Rede Municipal de Ensino. A hipótese levantada é de que a implantação e implementação do Projeto Trilhas se configura no contexto da simbiose entre esfera pública e esfera privada para a condução da educação, onde a intervenção do mercado nas políticas públicas educacionais se dá por meio das Parcerias Público-Privadas (PPP’s), viabilizando a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) de um conjunto de empresas com o aval do Estado e, nesta dinâmica, o público está subsumido ao privado. O referencial teórico-metodológico da perspectiva histórico-dialética baliza essa pesquisa a partir da pesquisa de campo com aplicação de entrevista semiestruturada e levantamento documental. A revisão da literatura é uma constante no estudo. Os resultados caminham ao encontro da hipótese de pesquisa, uma vez que o “Projeto Trilhas” é implantado e implementado no Município numa pactuação entre um conglomerado de empresas que agem da esfera nacional à local numa constante simbiose, permeada por encaminhamentos econômicos supranacionais. Por conseguinte, inexiste um contrato de adesão estabelecendo as responsabilidades do ente privado e do ente público, uma vez que as PPP’s contam com um vasto acervo de legislação que regulamenta a intervenção do terceiro setor na esfera pública. O município se adapta ao projeto e não o contrário. Contudo, há uma permeabilidade da Rede de Ensino Pública Municipal ao Instituto Natura, pois, no âmbito do processo de implantação e implementação do Projeto Trilhas, a parceria da Empresa Natura com a Rede de Ensino público Municipal não se dá por mera filantropia, mas pelo interesse de acumulação de lucros ao Capital, onde a empresa Natura lucra com a venda de produtos a partir do cooptação dos Consultores Natura (CN’s) e consumidores, e assim desenvolve a Responsabilidade Social Empresarial e ainda é favorecida com incentivos fiscais. Portanto, nessa dinâmica o Estado está fortalecendo o Capital. As críticas a essa lógica se restringem ao campo teórico, pois a Rede de Ensino Público, por estar imersa ao sucateamento do público, é permeada pela ingerência do Ministério da Educação (MEC), que por sua vez incentiva e viabiliza as políticas públicas educacionais numa relação de contaminação, mosaico e hibridismo, com instâncias supranacionais via PPP’s. Como consequência o público é subsumido ao privado. Enfim, o Estado democrático, que deveria cuidar dos interesses públicos, não o faz, funcionando, conforme a análise de Marx, como um “comitê da burguesia”.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.resumeLa recherche porte sur EDUCAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL (RSE): O Projeto Trilhas do Instituto Natura na Rede Municipal de Ensino de São Miguel do Guamá/PA. Le déploiement et analyse mise en oeuvre du « Sentiers de projet / Natura » dans le réseau municipal de l'éducation et de ses implications pour la planification et l'exécution des politiques éducatives publiques locales. La question est de savoir comment les « Sentiers de projet / Natura » est déployé et mis en oeuvre dans le réseau municipal de Sao Miguel do Guama et quelles sont ses conséquences pour la planification et l'exécution des politiques éducatives publiques locales? L'hypothèse est que le « Sentiers du projet » Natura se déploie et met en oeuvre dans la logique de la municipalité de partenariats public-privé (PPP) dans l'éducation, et ainsi supprime le caractère public de l'éducation, l'application de ses principes de gestion découlant d'une logique affaires. La référence théorico-méthodologique de la perspective historico-dialectique vise cette recherche. Le chemin méthodologique proposé est ancré dans la recherche de terrain. En tant que technique de recherche, nous avons utilisé une revue bibliographique, une enquête documentaire et des entretiens semi-structurés avec les sujets impliqués dans la recherche. Les résultats aller à la rencontre de l'hypothèse de recherche, puisque le « Sentiers du projet » est mis en oeuvre dans la ville sans contrat formel et en vertu de cela, ne pas la clarté des responsabilités spécifiques partagés entre la municipalité et Natura Institut, mise en oeuvre à la mise en oeuvre du projet. La municipalité s'adapte au projet et non l'inverse. Nous concluons que dans le cadre des PPP dans l'éducation, l'État renforce la capitale. Les critiques de cette logique se limitent au domaine théorique, car les systèmes éducatifs acceptent, car ils sont plongés dans la suppression du public et deviennent ainsi les otages des "récompenses" des PPP. Quoi qu'il en soit l'état démocratique, ce qui devrait prendre soin des intérêts publics, n'a pas, est configuré, dans l'analyse de Marx, comme un « comité bourgeois.pt_BR
dc.subject.linhadepesquisaPOLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAISpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoEDUCAÇÃOpt_BR
Appears in Collections:Teses em Educação (Doutorado) - PPGED/ICED

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