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metadata.dc.type: Tese
Issue Date: 27-May-2019
metadata.dc.creator: CABRAL, Maria da Conceição Rosa
metadata.dc.contributor.advisor1: NUNES, Cely do Socorro Costa
Title: A permanência de docentes de universidade pública no trabalho após o direito à aposentadoria: um estudo no Brasil e em Portugal
Citation: CABRAL, Maria da Conceição Rosa. A permanência de docentes de universidade pública no trabalho após o direito à aposentadoria: um estudo no Brasil e em Portugal. Orientadora: Cely do Socorro Costa Nunes. 2019. 245 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11784. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O estudo analisa os motivos da permanência e as condições de trabalho de docentes do ensino superior que se mantêm em atividade laboral após lograr o direito à aposentadoria, vinculados a duas instituições de ensino: Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade de Lisboa (ULisboa). Com relação aos objetivos, o estudo relaciona as reformas na legislação previdenciária e a postergação da aposentadoria do docente do magistério superior público no Brasil; identifica os motivos da permanência em atividade laboral; investiga as condições de trabalho, na fase final da carreira, em relação à intensificação do trabalho. Para alcançar os objetivos propostos, o caminho metodológico que se inscreve em uma abordagem qualitativa, adotou quatro procedimentos: i) incursão na produção bibliográfica brasileira e portuguesa, com síntese descritiva de pesquisas realizadas sobre o tema “trabalho docente na educação superior e aposentadoria”; ii) incursão nos documentos que sintetizam a legislação previdenciária afeita à aposentadoria do docente da educação superior, no Brasil e em Portugal; iii) pesquisa empírica, com entrevistas a docentes da UFPA e da ULisboa; iv) levantamento de dados secundários sobre processos de aposentadoria. Os resultados do estudo evidenciam relações entre as regras da previdência social e a permanência de docentes da educação superior, no Brasil, uma vez que as reformas da previdência sentenciaram ao servidor público o prolongamento do tempo de permanência no trabalho e o adiamento da aposentadoria. Quanto à permanência, o estudo aponta que o reconhecimento do trabalho; vitalidade e saúde; gosto e satisfação; e identificação e pertencimento destacaram-se dentre os motivos. As aposentadas justificam a permanência, também, por usufruírem de mais tempo livre e liberdade no fazer acadêmico. Os temas vitalidade e saúde; gosto e satisfação; participação, contribuição e cooperação; e incentivo financeiro foram identificados como motivos comuns para a permanência dos docentes nas duas universidades. Quanto às condições de trabalho, o estudo mostrou que docentes das duas instituições, na fase final da carreira, vivem as transformações no mundo do trabalho, sofrem as influências das reconfigurações outorgadas ao trabalho pelos novos modos de organização do processo produtivo, e assim experimentam condições intensificadas de trabalho. Da triangulação das narrativas, dos documentos legais e da revisão da literatura, o estudo conclui que os motivos para a permanência de docentes da educação superior no trabalho resultam de uma conjugação de elementos, e que o trabalho é tão central na vida dessas pessoas que, mesmo em condições intensificadas, alguns pretendem permanecer até a compulsória e poucos avaliam a possibilidade de construir outros sentidos para a vida fora do mundo do trabalho.
Abstract: The present study aims to investigate the reasons for the permanence and working conditions of higher education teachers (professors) - linked to two educational institutions: Universidade Federal do Pará [Federal University of Pará] (UFPA) and Universidade de Lisboa [University of Lisbon] (ULisboa) - who remain in work activity after achieving the right to retirement. With regard to the aims, the study relates the reforms in the social security legislation and the postponement of public professors’ retirement in Brazil; identifies the reasons for the professors’ permanence at work; and, also, investigates their work conditions and the potential situations of intensification of such work in the final phase of their career. In order to reach the proposed aims, the methodological path that is inscribed in a qualitative approach, adopted four procedures: i) an incursion into the Brazilian and Portuguese bibliographical production, in the sense of making a descriptive synthesis of qualitative research carried out on the theme "teaching work in higher education and retirement"; ii) an analysis of documents that summarize the social security legislation related to the retirement of higher education teachers in Brazil and Portugal; iii) an empirical research, using interviews with UFPA and ULisboa professors; iv) a survey of secondary data on retirement processes. The results of the study showed the relationship between the rules of social security and the permanence of higher education teachers in Brazil, since the security reforms sentenced the public employees the prolongation of the time of permanence in the work and postponement of retirement. Regarding permanence, the study points out that the recognition of work; vitality and health; pleasure and satisfaction; and, also, identification and belonging stood out among the cited reasons. The retired women justify their stay, also, for enjoying more free time and freedom in their teaching work. Both at UFPA as at ULisboa, themes such as vitality and health of subjects, plasure and satisfaction, participation, contribution and cooperation, as well as the financial incentive have been identified as common reasons for the permanence of teachers at their universities. With regard to working conditions, the study showed that professors of both universities, during the last phase of their career, undergo the changes of the world of work, such as the reconfiguration of this work by the new ways of organizing the production process, which causes these professors go through intensified working conditions. From the triangulation of narratives, legal documents and literature review, the study concludes that the reasons for the permanence of higher education teachers at work result from a combination of elements, and that work is so central in the lives of these people that, even in intensified conditions, some intend to remain working until compulsory retirement and few evaluate the possibility of building other meanings for life outside the world of work.
metadata.dc.description.resume: L’étude analyse les raisons de la permanence et les conditions de travail des enseignants de l’enseignement supérieur qui restent en activité après avoir obtenu le droit à la retraite, à deux établissements d’enseignement: l’Universidade Federal do Pará [Université Fédérale du Pará] (UFPA) et l’Universiade de Lisboa [Université de Lisbonne] (ULisboa). En ce qui concerne les objectifs, l’étude fait un rapport entre les réformes de la législation sur la sécurité sociale et le report de la retraite des enseignants de l'enseignement supérieur public au Brésil ; identifie les raisons de la permanence de ces professeurs au travail ; examine les conditions de travail et les éventuelles situations d’intensification du travail des professeures en fin de carrière. our atteindre les objectifs proposés, le parcours méthodologique inscrit dans une approche qualitative a adopté quatre procédures : i) une incursion dans la production bibliographique brésilienne et portugaise, dans le sens de faire une synthèse descriptive de la recherche qualitative menée sur le thème "travail enseignant dans l’éducation supérieure et retraite"; ii) une analyse des documents résumant la législation de sécurité sociale concernant à la retraite des enseignants de l'enseignement supérieur au Brésil et au Portugal; iii) une recherche empirique, en utilisant des entretiens avec des professeurs de l'UFPA et de l'ULisboa; iv) une étude des données secondaires sur des processus de retraite. Les résultats de l’étude démontrent l’existence des rapports entre les règles de la sécurité sociale et la permanence des enseignants de l'enseignement supérieur au Brésil, car les réformes de la sécurité sociale, ont condamné les fonctionnaires à la prolongation du temps de permanence au travail, ce qui impliquait le report de leur retraite. En ce qui concerne la permanence, l’étude montre que la reconnaissance du travail, la vitalité et la santé, le goût et la satisfaction à l'égard de la profession ; en plus de l’identification et le sentiment d’appartenance se sont démarqués parmi les raisons invoquées. Les femmes retraitées justifient également leur permanence pour pouvoir jouir de plus de temps libre et de liberté dans leurs activités universitaires. Autant à l’UFPA qu’à l’ULisboa, les thèmes de la vitalité et de la santé des sujets, du goût et de la satisfaction, de la participation, de la contribution et de la coopération, ainsi que de l’incitation financière ont été identifiés comme des raisons communes de la permanence des enseignants à leurs universités. En ce qui concerne les conditions de travail, l’étude a démontré que les professeurs des deux universités, au cours de la dernière phase de leur carrière, subissent les transformations au monde du travail, tels que la reconfiguration de ce travail par les nouveaux modes d’organisation du processus de production, ce qui fait que ces professeurs passent par des conditions intensifiées de travail. À partir de la triangulation des récits, des documents juridiques et de la révision de la littérature, l’étude conclut que les raisons de la permanence des professeurs au travail résultent d’une combinaison d’éléments et que le travail est tellement central dans la vie de ces personnes que même dans des conditions intensifiées, certains ont l’intention d’y rester jusqu'à la retraite obligatoire et rares sont ceux qui évaluent la possibilité de construire d'autres significations pour la vie en dehors du monde du travail.
Keywords: Trabalho docente
Educação superior
Intensificação do trabalho
Aposentadoria
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: EDUCAÇÃO
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRABALHO DOCENTE, TEORIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Teses em Educação (Doutorado) - PPGED/ICED

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