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metadata.dc.type: Tese
Issue Date: 3-Jun-2019
metadata.dc.creator: QUADROS, Helena do Socorro Alves
metadata.dc.creator.ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0252-1320
metadata.dc.description.affiliation: Museu Paraense Emílio Goeldi
metadata.dc.contributor.advisor1: PAIXÃO, Carlos Jorge
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4528-9907
Title: A epistemologia da educação museal na Amazônia paraense: um estudo sobre o programa o Museu Goeldi de portas abertas
Citation: QUADROS, Helena do Socorro Alves. A epistemologia da educação museal na Amazônia paraense: um estudo sobre o programa o Museu Goeldi de portas abertas. Orientador: Carlos Jorge Paixão. 2019. 265 f. Tese (Doutorado em Educação), Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11912. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A Tese de Doutorado A Epistemologia da Educação Museal na Amazônia Paraense: um estudo sobre o Museu Goeldi de Portas Abertas faz parte da linha de pesquisa Educação, Cultura e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED, do Instituto de Ciências da Educação - ICED da Universidade Federal do Pará – UFPa. O objeto de estudo é o Programa Institucional O Museu Goeldi de Portas Abertas, gerenciado pelo Serviço de Educação do Museu Goeldi, que vem historicamente constituindo-se em um elo entre a Comunidade Científica e a Sociedade. A problemática desta tese vem da seguinte questão: até que ponto o Programa Institucional O Museu Goeldi de Portas Abertas proporciona um ambiente pedagógico de socialização do conhecimento científico por meio de vários empreendimentos da ciência formal (áreas científicas), desenvolvidos no MPEG de forma a contribuir para a construção do campo epistemológico da Educação Museal? O objetivo geral da Tese é analisar, para explicitar, as questões ligadas à cultura científica que perpassam o programa Museu Goeldi de Portas Abertas, no sentido da composição do campo da Epistemologia da Educação Museal. A trilha seguida pela pesquisa baseia-se na abordagem qualitativa da Educação, com procedimentos de coleta de dados a partir das referências da pesquisa bibliográfica, da pesquisa documental e do levantamento de campo. A investigação ocorreu em duas fases: na primeira, foram aplicados em 2016 questionários e os sujeitos pesquisados foram os mediadores do Programa: pesquisadores, tecnologistas, educadores e estagiários do Museu Goeldi; os professores e estudantes das redes públicas e particulares da cidade de Belém e conselheiros do Programa Ponto de Memória do bairro da Terra Firme. Na segunda fase foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três sujeitos selecionados, devido às suas atuações no Programa: uma pesquisadora do Museu Goeldi; uma representante dos monitores/mediadores e; uma representante da comunidade do bairro da Terra Firme. O texto foi distribuído em cinco capítulos, abordando os temas principais do objeto de estudo. A análise dos resultados obtidos nesta investigação confirma a tese de que o Museu Goeldi de Portas Abertas contribui efetivamente para a composição do campo Epistemológico da Educação Museal na Amazônia Paraense.
Abstract: The Doctoral Thesis The Epistemology of Museum Education in the Paraense Amazon: a study about the Goeldi Museum of Open Doors is part of the Education, Culture and Society research line of the Postgraduate Program in Education - PPGED, of the Institute of Educational Sciences - ICED of the Federal University of Pará - UFPA. The object of study is the Institutional Program The Goeldi Museum of Open Doors, managed by the Education Service of the Goeldi Museum, which has historically constituted a link between the Scientific Community and the Society. The problematic of this thesis comes from the following question: to what extent the Institutional Program The Goeldi Museum of Open Doors provides a pedagogical environment for the socialization of scientific knowledge through several formal science ventures (scientific areas) developed in MPEG to contribute for the construction of the epistemological field of Museum Education? The general objective of the Thesis is to analyze, to make explicit, the questions related to the scientific culture that go through the Goeldi Museum Open Doors program, in the sense of the composition of the field of the Epistemology of Museological Education. The path followed by the research is based on the qualitative approach of Education, with data collection procedures based on the references of bibliographic research, documentary research and field survey. The investigation took place in two phases: in the first one, questionnaires were applied in 2016 and the people surveyed were the mediators of the Program: researchers, technologists, educators and trainees of the Goeldi Museum; the professors and students of the public and private networks of the city of Belém and advisors of the Memory Point Program of the neighborhood Terra Firme. In the second phase, semi-structured interviews were conducted with three selected subjects, due to their actions in the Program: a researcher from the Goeldi Museum; a representative of the monitors/mediators; a representative of the neighborhood community of Terra Firme. The text was distributed in five chapters, addressing the main themes of the object of study. The analysis of the results obtained in this research confirms the thesis that the Goeldi Museum of Open Doors effectively contributes to the composition of the Epistemological Field of Museological Education in the Paraense Amazon.
Keywords: Educação museal
Museu Paraense Emílio Goeldi
Cultura científica
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: EPISTEMOLOGIAS
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
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