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metadata.dc.type: Tese
Issue Date: 12-Apr-2019
metadata.dc.creator: SOUSA, Marlucy do Socorro Aragão de
metadata.dc.creator.ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6605-0292
metadata.dc.description.affiliation: SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação
metadata.dc.contributor.advisor1: CASTRO, César Augusto
Title: O mobiliário escolar na instrução pública primária do Pará na primeira república: entre as “vitrines do progresso” e o “estado de ruínas”
metadata.dc.description.sponsorship: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citation: SOUSA, Marlucy do Socorro Aragão de. O mobiliário escolar na instrução pública primária do Pará na primeira república: entre as “vitrines do progresso” e o “estado de ruínas”. Orientador: César Augusto Castro. 2019. 255 f. Tese (Doutorado em Educação), Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11913. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O projeto de emancipação educacional republicano, impulsionou a necessidade de embelezar e equipar as instituições de ensino com os mais modernos e inovadores objetos de ensino, pois o estado do Pará apresentava um momento que faz uma dialética da modernidade com a política e economia, perpassando pelos projetos de educação materializados pelo triunfo modernista, simbolizados pela chamada Belle Époque. O presente estudo, teve como foco investigativo a materialidade da instrução primária no Pará entre 1889 e 1930, mais especificamente o mobiliário escolar. Objetivou-se compreender as práticas culturais e as representações constituídas no processo de circulação e aquisição do mobiliário escolar na escola primária do Pará e suas influências nos dispositivos legais. Mais especificamente, identificar o desenho material da escola concebido para organização do cotidiano da instrução primária no Pará; verificar a proveniência e aquisição do mobiliário escolar; destacar o processo de fabricação e comercialização da mobília para a Instrução primária paraense. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada a partir do levantamento de fontes no Arquivo Público do Estado do Pará, Biblioteca Pública Arthur Viana. Utilizou-se como fontes: Mensagens e Relatórios dos governos, Ofícios, Álbuns de governos, Decretos e Regulamentos e Catálogos das Exposições Universais, entre outras fontes que apresentam vestígios da mobília escolar e como foram inseridos no cotidiano escolar. Do ponto de vista teórico metodológico, este estudo fundamentase nas análises da História cultural e da Cultura Material Escolar, utilizadas aqui para compreensão da história na instrução primária paraense e dos indícios encontrados na materialidade, assim como entendimentos dos discursos e das práticas culturais no interior da escola. Tal procedimento mostrou que, embora o Estado tentasse satisfazer os anseios da política modernizante, regulamentando o uso de materiais escolares adequados para o ensino primário, exigindo e ordenando de professores e diretores das escolas, o cumprimento das leis que regiam o ensino público primário no estado, as condições materiais de espaço e objetos não satisfaziam as necessidades para o funcionamento das casas de ensino. Como resultado, constatou-se que os enunciados discursivos dos documentos analisados apontaram que algumas instituições foram equipadas com o que havia de mais moderno para dar visibilidade ao Estado como a “vitrine do progresso”. Em contraponto a este cenário de visual elegante, os relatos de diretores e professores das casas/escolas e grupos escolares do interior, denúnciam o “estado de ruínas” das mobílias e demais objetos. O descontentamento dos sujeitos, via relatórios da instrução pública, jornais de grande circulação e documentos oficiais, denunciava a falta de atendimento às solicitações de materiais ou até mesmo o reparo de objetos, mais especificamente da mobília escolar, para que o funcionamento das instituições pudesse atender as exigências previstas nos dispositivos legais. Espera-se com este estudo, contribuir para dar visibilidade à cultura material escolar, sobretudo o mobiliário escolar presente na História da Educação no Pará, possibilitando, a um só tempo, avançar nas teorizações sobre a temática, bem como realizar uma releitura dos documentos que tratam da instrução primária no Pará.
Abstract: The Republican educational emancipation project has awakened the need to embellish and equip educational institutions with the most modern and innovative teaching objects, since the state of Pará presented a moment that makes a dialectic of modernity with politics and economy, passing through the education projects materialized by the modernist triumph, symbolized by the so-called Belle Époque. The present study had as an investigative focus the materiality of primary education in Pará between 1889 and 1930, more specifically school furniture. The objective was to understand the cultural practices and representations constituted in the process of circulation and acquisition of school furniture in the primary school of Pará and its influences on legal devices. More specifically, to identify the material design of the school designed to organize the daily routine of primary education in Pará; verify the provenance and acquisition of school furniture; highlight the process of manufacturing and marketing of furniture for the Paraense primary education. Methodologically, the research was carried out from the survey of sources in the Public Archive of the State of Pará, Arthur Viana Public Library. The sources used were: Messages and Reports from governments, Crafts, Government albums, Decrees and Regulations and Catalogs of Universal Exhibitions, among other sources that present traces of school furniture and how they were inserted in school everyday.From a theoretical and methodological point of view, this study is based on the analysis of cultural history and Material School Culture, used here to understand the history of primary education in Paraense and the evidence found in materiality, as well as understandings of discourses and cultural practices in the inside the school. This procedure showed that, although the State tried to meet the expectations of modernizing policy by regulating the use of appropriate school materials for primary education, requiring and ordering from teachers and school principals, compliance with the laws governing primary public education in the state , the material conditions of space and objects did not satisfy the needs for the functioning of the teaching houses. As a result, it was found that the discursive statements of the analyzed documents pointed out that some institutions were equipped with the most modern to give visibility to the State as the "window of progress". In contrast to this elegant visual scenario, the reports of directors and teachers of the houses / schools and school groups in the interior denounced the "ruined state" of furniture and other objects. The discontent of the subjects, through reports of public instruction, newspapers of great circulation and official documents, denounced the lack of attendance to the requests of materials or even the repair of objects, more specifically of the school furniture, so that the functioning of the institutions could attend requirements laid down in legal provisions. It is hoped that this study will contribute to give visibility to the school material culture, especially the school furniture present in the History of Education in Pará, making it possible, at the same time, to advance in theories about the theme, as well as to re-read the documents that primary education in Pará.
metadata.dc.description.resumen: El proyecto de emancipación educativa republicana, impulsado la necesidad de embellecer y equipar las instituciones de enseñanza con los más modernos e innovadores objetos de enseñanza, pues el estado de Pará presentaba un momento que hace una dialéctica de la modernidad con la política y la economía, proyectos de educación materializados por el triunfo modernista, simbolizados por la llamada Belle Époque. El presente estudio, tuvo como foco investigativo la materialidad de la instrucción primaria en el Pará entre 1889 y 1930, más específicamente el mobiliario escolar. Se objetivó comprender las prácticas culturales y las representaciones constituidas en el proceso de circulación y adquisición del mobiliario escolar en la escuela primaria de Pará y sus influencias en los dispositivos legales. Más específicamente, identificar el diseño material de la escuela concebido para organizar el cotidiano de la instrucción primaria en Pará; verificar la procedencia y adquisición del mobiliario escolar; destacar el proceso de fabricación y comercialización de los muebles para la Instrucción primaria paraense. Metodológicamente, la investigación fue realizada a partir del levantamiento de fuentes en el Archivo Público del Estado de Pará, Biblioteca Pública Arthur Viana. Se utilizó como fuentes: Mensajes e Informes de los gobiernos, Oficios, Álbumes de gobiernos, Decretos y Reglamentos y Catálogos de las Exposiciones Universales, entre otras fuentes que presentan vestigios de los muebles escolares y como fueron insertados en el cotidiano escolar.Desde el punto de vista teórico metodológico, este estudio se fundamenta en los análisis de la Historia cultural y de la Cultura Material Escolar, utilizadas aquí para la comprensión de la historia en la instrucción primaria paraense y de los indicios encontrados en la materialidad, así como los entendimientos de los discursos y de las prácticas culturales interior de la escuela. Tal procedimiento mostró que, aunque el Estado intentaba satisfacer los anhelos de la política modernizadora, regulando el uso de materiales escolares adecuados para la enseñanza primaria, exigiendo y ordenando de profesores y directores de las escuelas, el cumplimiento de las leyes que regían la enseñanza pública primaria en el estado , las condiciones materiales de espacio y objetos no satisfacían las necesidades para el funcionamiento de las casas de enseñanza. Como resultado, se constató que los enunciados discursivos de los documentos analizados apuntaron que algunas instituciones fueron equipadas con lo que había de más moderno para dar visibilidad al Estado como la "vitrina del progreso". En contraposición a este escenario de visual elegante, los relatos de directores y profesores de las casas / escuelas y grupos escolares del interior, denunciaban el "estado de ruinas" de los muebles y demás objetos. El descontento de los sujetos, a través de informes de la instrucción pública, periódicos de gran circulación y documentos oficiales, denunciaba la falta de atención a las solicitudes de materiales o incluso la reparación de objetos, más específicamente de los muebles escolares, para que el funcionamiento de las instituciones pudiera atender los requisitos previstos en los dispositivos legales. Se espera con este estudio, contribuir a dar visibilidad a la cultura material escolar, sobre todo el mobiliario escolar presente en la Historia de la Educación en Pará, posibilitando, a la vez, avanzar en las teorizaciones sobre la temática, así como realizar una relectura de los documentos que se trata de la instrucción primaria en Pará.
Keywords: Instituição educacional - Mobiliário
Práticas culturais
Escolas de primeiro grau
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
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