Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12100
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Jun-2013
metadata.dc.creator: MARIA, Ariane Peronio
MARZARI, Gabriela Quatrin
Title: Estratégias de aquisição de vocabulário adotadas por alunos de letras na aprendizagem de inglês como língua estrangeira
Citation: MARIA, Ariane Peronio; MARZARI, Gabriela Quatrin. Estratégias de aquisição de vocabulário adotadas por alunos de letras na aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 1, n. 1, p. 68-70, jan./jun. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v1i1.6277. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12100. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Neste estudo pretende-se verificar quais estratégias de aquisição de vocabulário são mais frequentemente adotadas por aprendizes de Inglês como Língua Estrangeira e, portanto, mais eficientes do ponto de vista metodológico. Primeiramente, faz-se uma retomada das diferentes metodologias de ensino de Língua Inglesa, tendo como foco as principais estratégias de aquisição de vocabulário. A seguir, analisa-se o livro didático American English File 2, adotado para alunos do terceiro semestre do Curso de Letras: Português e Inglês do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria/RS. A fim de verificar quais são as estratégias mais recorrentes para o ensino de vocabulário aos aprendizes da língua alvo, são analisadas cinco unidades do livro didático citado. Por fim, é aplicado um questionário aos alunos, com o objetivo de conferir se as estratégias que eles utilizam vão ao encontro das estratégias trabalhadas no livro didático analisado. Os resultados obtidos demonstraram que, embora no livro didático a maioria das atividades voltadas à aquisição de vocabulário faça uso da linguagem de forma descontextualizada, os aprendizes identificaram a leitura - atividade que faz uso da língua de forma contextualizada - como sendo a melhor estratégia para a aprendizagem de novos vocábulos na língua alvo.
Abstract: This study aims to determine which vocabulary acquisition strategies are more often adopted by learners of English as a Foreign Language and therefore more efficient in terms of methodology. First, different methodologies of teaching the English language are taken into consideration, focusing on the key strategies of vocabulary acquisition. Then, the textbook American English File 2, which is adopted by students of the third semester of Languages: English and Portuguese at the Franciscan University in the city of Santa Maria/RS, is analyzed. In order to determine which strategies are usually adopted to teach vocabulary to the English language learners, five units of the textbook are analyzed. Finally, a questionnaire is applied to the students, in order to check whether the strategies they say they apply to learn new words are the same strategies explored by the textbook being analyzed. The results showed that, although most of the activities found in the textbook focus on vocabulary acquisition without considering language in use, the learners identified reading - an activity that makes use of language in context - as the best strategy for learning new vocabulary in the target language.
Keywords: Ensino de Inglês como Língua Estrangeira
Aquisição de vocabulário
Estratégias
English as a Foreign Language
Vocabulary acquisition
Strategies
Series/Report no.: Nova Revista Amazônica
ISSN: 2318-1346
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6277
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v1i1.6277
Appears in Collections:Artigos - NRA/UFPA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_EstrategiasAquisicaoVocabulario.pdf352,99 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons