Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12143
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Jun-2014
metadata.dc.creator: SILVA, Rubens Elias da
BONFIM, Fernanda da Silva
SOUZA, Rogério Ribeiro de
Title: Mulheres, saberes práticos, relações de gênero e a floresta
Other Titles: Women, practical knowledge, gender relations and the forest
Citation: SILVA, Rubens Elias da; BONFIM, Fernanda da Silva; SOUZA, Rogério Ribeiro de. Mulheres, saberes práticos, relações de gênero e a floresta. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 2, n. 1, p. 38-49, jan./jun. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v2i1.6293. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12143. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo discute o papel das mulheres coletoras de sementes na construção de saberes práticos a partir do contato cotidiano com a floresta, tendo como démarche as relações de gênero como ponto nodal para a reconstrução das divisões social e sexual do trabalho. O locus da pesquisa é a comunidade do Maguari, localizada no interior da Floresta Nacional do Tapajós, no município de Belterra, oeste do Pará. As coletoras de sementes desempenham o papel de apreender, dominar e usufruir os recursos disponíveis na floresta. Esse papel efetiva-se num saber-fazer transmitido ao longo de gerações de mulheres coletoras, pois o contato estreito com a floresta define uma a identidade do grupo social e lhes confere sentido de ser e existir. A propriedade comunitária da floresta – segundo nossa observação em campo – passa a ser constituída através de relações sociais de cooperação entre mateiros e coletoras de sementes. Essa associação é fundamental para que o trabalho de coleta se efetive e possa oferecer a entrada de capital necessário para a reprodução social e, também, assegure a permanência de populações vivendo dentro da floresta. A partir do que foi visto em campo, as diferenciações existentes nas relações de gênero emergem no sentido prático de tornar exequível as tarefas de trabalho dentro da floresta, eclodindo em estratégias sociais eficientes de cooperação entre gêneros, refletindo na prática reflexões discutidas pelo ecofeminismo.
Abstract: This work investigates the role of women collectors of seeds in the construction of practical knowledge with demarche gender relations as a nodal point for the elaboration of this knowledge in inspite of sexual and social divisions of work. The locus of the research is the Maguari community, located inside of National Tapajós Forest, Belterra, Western of Pará. The collectors of seed play the role of learning, to master n and use the resources available in the forest. This role is effectivated in knowledge across generations. Therefore the close contact with the same wedge the identity of the social group and gives them the sense of being and existence. The community forest land area according to our observations are made through social relationships between foresters and collectors of seeds. This association to the work of collectors becomes effective and can provide the capital injection required for social production, and also ensures the permanence of populations living within the forest. From what has been observed in the fieldwork is the existing differences in gender relations that emerge in the possible work tasks within the forest hatching in efficient social cooperation strategies between genders, reflecting discussions about echofeminism.
Keywords: Mulheres
Saberes práticos
Gênero
Cooperação
Floresta
Women
Practical knowledges
Gender
Cooperation
Forest
Series/Report no.: Nova Revista Amazônica
ISSN: 2318-1346
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6293
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v2i1.6293
Appears in Collections:Artigos - NRA/UFPA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_MulheresSaberesPraticos.pdf259,09 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons