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dc.creatorLEAL, Edilene Fernandes-
dc.date.accessioned2020-01-15T15:46:37Z-
dc.date.available2020-01-15T15:46:37Z-
dc.date.issued2019-06-07-
dc.identifier.citationLEAL, Edilene Fernandes. Formação continuada para professores dos anos iniciais: uma proposta para o ensino das operações de adição e de subtração, fundamentada na Teoria das Situações Didáticas. Orientador: Arthur Gonçalves Machado Júnior. 2019. 136 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12159. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12159-
dc.description.abstractThis paper reports research on the practice of continuing education of teachers who work in the early years of elementary school (EF), developed in a specialization course in mathematics education for the early years of elementary school at the Institute of Mathematical and Scientific Education (IEMCI). ) of the Federal University of Para (UFPA). It is, therefore, a qualitative investigative course, in the action research modality, whose objective was to investigate in what terms the Theory of Didactic Situations can help in the continuous formation of teachers for the teaching of addition and subtraction operations in the early years. Elementary School, having as organizing lenses these practices, Brousseau's Theory of Didactic Situations (TSD). Over the four months, from March to June 2018, in which we were in the classroom, the actions were followed up and recorded through a questionnaire, audio recording and material produced by the teachers, as well as the researcher's personal notes in a notebook. field. The collected material was treated and organized into categories, which wereanalyzed mainly, but not exclusively, from the theoretical framework built for this purpose. Narrative analysis reveals that teachers need to know the object of knowledge, as well as to establish a relationship with their teaching, that is, to know to organize didactically the knowledge for students to learn.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectTeoria das situações didáticaspt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectAdição e subtraçãopt_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectDidactic situations theorypt_BR
dc.subjectFollowing teachingpt_BR
dc.subjectAddition and subtractionpt_BR
dc.subjectEarly yearspt_BR
dc.titleFormação continuada para professores dos anos iniciais: uma proposta para o ensino das operações de adição e de subtração, fundamentada na Teoria das Situações Didáticaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1MACHADO JÚNIOR, Arthur Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3148593292236740pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8634994301773541pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho relata a pesquisa sobre a prática de formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF), desenvolvida em um curso de Especialização em Educação Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental no Instituto de Educação Matemática e Cientifica (IEMCI) da Universidade Federal do Para (UFPA). Trata-se portanto, de um percurso investigativo de natureza qualitativa, na modalidade pesquisa ação, cujo objetivo foi investigar em que termos a Teoria das Situações Didáticas pode auxiliar na formação continuada de professores para o ensino das operações de adição e de subtração nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como lentes organizadoras dessas práticas, a Teoria das Situações Didáticas (TSD) de Brousseau. Ao longo dos quatro meses, março a junho de 2018, em que estivemos em sala de aula, as ações foram acompanhadas e registradas por meio de questionário, registro de áudio e por material produzidos pelos professores, além das anotações pessoais da pesquisadora em caderno de campo. O material coletado foi tratado e organizado em categorias, que foram analisadas principalmente, mas não exclusivamente, a partir do quadro teórico construído para esse fim. As análises narrativas revelam que os professores precisam conhecer o objeto de conhecimento, bem como estabelecer relação com seu ensino, isto é, conhecer para organizar didaticamente o saber para que os alunos aprendam.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaFORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICASpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICASpt_BR
dc.description.affiliationSEMED/PA - Secretaria Municipal de Educaçãopt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-6373-9588pt_BR
Appears in Collections:Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI

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