Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12186
Tipo: Dissertação
Data do documento: 22-Ago-2018
Autor(es): BRAGA, Aline Nascimento
Primeiro(a) Orientador(a): ALVES, Danilo Teixeira
Primeiro(a) coorientador(a): PEREIRA FILHO, Silvio Carlos Ferreira
ORCID do(a) primeiro(a) coorientador(a): https://orcid.org/0000-0002-5696-260X
Título: A Teoria cognitiva da aprendizagem multimídia e o desenvolvimento de atividades de alfabetização matemática
Citar como: BRAGA, Aline Nascimento. A Teoria cognitiva da aprendizagem multimídia e o desenvolvimento de atividades de alfabetização matemática. Orientador: Danilo Teixeira Alves; Coorientador: Silvio Carlos Ferreira Pereira Filho 2018. 72 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas). Instituto de Educação Matemática e Científica, Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12186. Acesso em:.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir o uso dos canais auditivo e visual no contexto da elaboração de atividades e materiais didáticos - especialmente atividades para sala de aula - voltados à alfabetização, letramento e numeramento. A partir dessa discussão, desenvolvemos um livro (anexo ao presente trabalho) direcionado a professores, com orientações pedagógicas sobre o uso dos canais visual e auditivo em atividades de alfabetização matemática. O livro é baseado na Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia, a qual indica princípios para melhorar a aprendizagem por meio da exploração eficiente dos canais auditivo e visual.
Abstract: The present work aims to discuss the use of auditory and visual channels in the context of the elaboration of didactic activities and materials - especially activities for the classroom - aimed at literacy and numbering. Based on this discussion, we developed a book (attached to the present work) aimed at teachers, with pedagogical guidelines on the use of visual and auditory channels in mathematical literacy activities. The book is based on the Cognitive Theory of Multimedia Learning, which indicates principles for improving learning through efficient exploration of the auditory and visual channels.
Palavras-chave: Alfabetização matemática
Letramento matemático
Princípios da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia
Mathematical Literacy
Principles of Cognitive Theory of Multimedia Learning
Área de Concentração: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
Linha de Pesquisa: ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_TeoriaCognitivaAprendizagem.pdf2,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_AplicacaoTeoriaCognitiva.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons