Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12222
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 12-May-2018
metadata.dc.creator: NASCIMENTO, Iêda Clara Queiroz Silva do
metadata.dc.description.affiliation: Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará
metadata.dc.contributor.advisor1: SALES, Elielson Ribeiro de
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6242-582X
Title: Introduções ao sistema de numeração decimal a partir de um software livre: um olhar sócio-histórico sobre os fatores que permeiam o envolvimento e a aprendizagem da criança com TEA
Citation: NASCIMENTO, Iêda Queiroz Silva do. Introduções ao sistema de numeração decimal a partir de um software livre: um olhar sócio-histórico sobre os fatores que permeiam o envolvimento e a aprendizagem da criança com TEA. Orientador: Elielson Ribeiro de Sales. 2017. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12222. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm proporcionado grandes desafios para o processo formativo dos professores que atuam com as mesmas na educação básica, os quais são instigados a descobrir como envolvê-las nas atividades propostas, desencadeando vínculos que fortalecerão o processo de aprendizagem e de interação com a turma, construindo estratégias que oportunizem ampliar o conhecimento e potencializem o aprendizado acerca dos conteúdos trabalhados no cotidiano de sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Educação Inclusiva do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará(UFPA) e teve como objetivo analisar os indícios de envolvimento e de aprendizagem da criança diagnosticada com TEA, durante aulas que introduzem o Sistema de Numeração Decimal (SND), considerando as contribuições da teoria sociocultural, procurando respostas para “quais fatores se destacam no envolvimento e na aprendizagem de uma criança com TEA em atividades que introduzem o SND, sob o olhar da teoria sociocultural?” A fundamentação teórica, apoiada nos tratados da defectologia de Vygotsky, e a ênfase dada por diversos autores que discorrem sobre o processo de desenvolvimento e aprendizagem fundamentados na teoria sócio-histórica, respaldam a forma própria de como aprendem e se desenvolvem as pessoas com deficiência. A metodologia proposta apresenta um estudo de caso das situações de aprendizagem de uma criança com autismo, do 3º ano do ensino fundamental que em um ambiente virtual, utilizando um software livre, constrói respostas sobre assuntos que introduzem o SND. O envolvimento apresentado pelo educando do início ao término da pesquisa, repercute os caminhos reflexivos oportunizados pela Tecnologia Informática (TI), nos quais o cotidiano, dos diversos matizes que se inserem o ambiente, a cultura e a vida, possibilita o entrelaçamento de um contexto que permite analisar um ensino de matemática distanciado dos programas prontos e inertes descaracterizados de ações da vida cotidiana, e reafirma um ensino de matemática próximo da realidade do educando capaz de proporcionar prazer e envolvimento durante a construção das atividades propostas.
Abstract: Children with autism spectrum disorder (ASD) have provided great challenges to the formation process of the teachers who teach them in the elementary education, who, in turn, are instigated to discover how to involve them in the proposed activities, enhancing bonds that will not only strengthen the learning process and the interaction with the other students, but also building strategies that provide the broadening of knowledge as well as the enhancement of the learning of the content taught in the classroom. The research, whose aim was to analyze evidence of children with ASD involvement and learning during the lessons that introduce the decimal numbering system (DNS), was developed in the Inclusive Education Laboratory at the Mathematic and Scientific Education at the Federal University of Pará (UFPA), considering the contributions of the sociocultural theory, in order to answer the question “which factors stand out from the involvement and the learning of a child with ASD in activities that introduce the DNS under the lens of the sociocultural theory?”. The theoretical basis, supported by Vygotsky’s defectology treaties, together with the emphasis given by several authors who discourse about the learning and the development processes based on the socio-historical theory, endorse how fast people with that deficiency learn and develop themselves. This research consists of a case study of the learning situations of a 3rd grade elementary child with autism who, in a virtual environment, making use of a free software, elaborates answers to the themes that introduce the DNS. The involvement presented by the learner, from the beginning to the end of this research, echoes the reflexive ways provided by the Information Technology (IT), in which the daily routine, in the different nuances that the environment, the culture and the life are inserted, enables the interlacing of a context that allows the analysis of a math teaching distanced from the customized and idle programs lacking daily life actions, and reaffirms a math teaching close to the learner’s reality also providing pleasure and involvement during the construction of the activities proposed.
Keywords: Ciclo de alfabetização
Autismo
Educação Matemática e TI
Teoria Sócio-histórica
Literacy cycle
Autism
Mathematic Education and IT
Socio-historical Theory
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação Matemática e Científica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_IntroducoesSistemaNumeracao.pdf5,4 MBAdobe PDFView/Open
Produto_UsoSoftwareCrianca.pdf4,45 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons