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Tipo: Dissertação
Data do documento: 28-Fev-2020
Autor(es): BARREIRA, Jonas Souza
Primeiro(a) Orientador(a): MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt
Primeiro(a) coorientador(a): OLIVEIRA, José Sávio Bicho de
Título: Pesquisa da própria prática ao ensinar matemática: uma análise de estratégias de resolução de problemas com estudantes do 5º ano de uma escola do campo
Citar como: BARREIRA, Jonas Souza. Pesquisa da própria prática ao ensinar matemática: uma análise de estratégias de resolução de problemas com estudantes do 5º ano de uma escola do campo. Orientadora: Profa. Dra. Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo. 2020. 170 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12580. Acesso em:.
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar de que maneira a prática do professor contribui para que estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental de uma escola do campo construam estratégias para resolver problemas aditivos. Trata-se de uma pesquisa da própria prática enquanto metodologia de investigação que se insere na perspectiva da Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática, e na qual o professor pesquisador assume um duplo papel: o de professor que ensina matemática para estudantes do campo e o de pesquisador da própria prática. Teve como referencial a teoria do professor reflexivo aliada à Resolução de Problemas como possibilidades para melhorias no ensino de matemática e para uma prática reflexiva do professor que ensina matemática. A pesquisa ocorreu no primeiro semestre de 2019, em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola do campo localizada em uma comunidade campesina na região de Marabá, sudeste do Pará. Os instrumentos utilizados foram o diário de campo do professor pesquisador, os cadernos dos estudantes e as transcrições dos áudios das aulas gravados durante a observação. Os resultados mostram que os estudantes aliam os conhecimentos construídos fora da escola aos conhecimentos matemáticos escolares, com isso constroem novas estratégias para a resolução de problemas matemáticos. Constatou-se ainda, que a mediação do professor por meio de diálogos com os estudantes possibilita aulas mais comunicativas e interativas, assim como permite que exponham seus pensamentos e compartilhem suas estratégias de resolução de problemas. Entende-se com isso que o professor precisa se desprender de uma prática docente pautada somente no uso de regras e métodos instrucionistas, sendo necessário diversificar o ensino dando voz ao estudante, no sentido de deixa-lo se ouvir, ser ouvido pelos colegas e ouvi-lo também, percebendo conhecimentos que ele carrega enquanto bagagem epistemológica importante para o ensino de matemática, e valorizando-os como essenciais para o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos.
Abstract: This study aims to investigate the way in which the teacher practices contributes to the 5th year students of a field school, which are strategies to solve addictive problems. It is a research of the practice itself, as a research methodology, which includes the perspective of Qualitative Research in Mathematical Education, for which the researcher teacher assumes a double role: the teacher who teaches mathematics to students in the field and the researcher of his own practice. It had as a theoretical reference the theory of the reflective teacher combined with problem solving, such as the possibilities of improving the teaching of mathematics and a reflective practice of the teacher who teaches mathematics. A research took place in the first semester of 2019, in a class from the 5th year of elementary school in a field school, located in a campaign community in the region of Marabá, southeastern Pará. The instruments used were the field diary of the researcher teacher, the student notebooks and the transcripts of the audios of the lessons recorded during an observation. The results show that students also learn built for school to learn mathematicians, thereby building new strategies for solving mathematical problems. Still, that a mediation teacher through dialogues with students allows for more interactive and interactive classes, as it allows students to expose their thoughts and share their problem solving strategies. It is understood with this that the teacher needs to cancel a teaching practice based only on the use of instructional rules and methods, it is necessary to diversify or teach how to give a voice to the student, with no sense of not listening for himself, for his colleagues and for the teacher , realizing knowledge that the student carries as an important epistemological baggage for the teaching of mathematics and what are the valuable knowledge as essential for the process of teaching and learning mathematical content.
Palavras-chave: Resolução de Problemas
Ensino de Matemática
Professor Reflexivo
Formação de Professores
Problems Research
Reflexive teacher
Mathematics Teaching
Field Education
Área de Concentração: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
Linha de Pesquisa: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI

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