Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12719
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 29-Mai-2020 |
Autor(es): | OLIVEIRA, David Gentil de |
Primeiro(a) Orientador(a): | FONSECA, Wellington da Silva |
Título: | Robótica pedagógica para o ensino de ciências em Santo Antonio do Tauá-Pará |
Citar como: | OLIVEIRA, David Gentil de. Robótica pedagógica para o ensino de ciências em Santo Antonio do Tauá-Pará. Orientador: Prof. Dr. Wellington da Silva Fonseca. 2020. 97f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: . Acesso em:. |
Resumo: | Esta dissertação representa uma pesquisa sobre o uso da Robótica Pedagógica, como ferramenta auxiliadora na disciplina de ciência, que foi desenvolvida na Rede Municipal de Educação de Santo Antônio do Tauá – Pará. O tema nasceu da vivência e inquietação do docente quanto ao uso de tecnologias dentro do ambiente escolar, principalmente nas aulas de ciências do ensino fundamental dos anos finais. Para esta pesquisa foi utilizando o kit educacional arduino juntamente com a plataforma Ardublockly, observou-se e constatou-se que a robótica é um instrumento fundamental para o desenvolvimento do aluno de maneira eficiente, explorando habilidades como o raciocínio, cooperação, a inovação criativa, a ludicidade e a interdisciplinaridade, elementos substanciais na escola atual. Além disso, estabeleceu-se relação entre as atividades da robótica pedagógica e os pressupostos do lúdico na educação, visto que os robôs propostos se tornam brinquedos durante as atividades. Isto evidencia a necessidade de incentivar o estudo criativo-científico da Robótica Pedagógica, enquanto atividade educacional significativa nas aulas de ciências, por meio de um currículo educacional que a integre. Com isso, desenvolveu-se uma análise sobre a importância da Robótica Pedagógica enquanto recurso didático nas aulas de ciências em correlação com lúdico em sala de aula, utilizando a plataforma Arduino (experiências) e o Ardublockly (programação) como instrumentos materiais. A pesquisa produziu um e-book com atividades de Robótica, vídeos explicativos na plataforma Youtube e atividades com simuladas por meio Tinkercard. Os pilares desta pesquisa estão fundamentados em Seymour Papert com a teoria do construcionismo, o conectivismo de George Siemens e Stephen Downes, além das metodologias ativas. Corroborando com essas teorias emergentes, acredita-se que a Robótica Pedagógica no ambiente escolar é uma grande aliada para Educação 4.0, fortalecendo a construção do conhecimento e maneira interdisciplinar de ensinar. |
Abstract: | This dissertation represents research on the use of Pedagogical Robotics, as an auxiliary tool in the discipline of science, which was developed at the Municipal Education Network of Santo Antônio do Tauá - Pará. The theme was born from the experience and concern of the teacher regarding the use of technologies within the school environment, especially in elementary school science classes in the final years. For this research it was using the arduino educational kit together with the Ardublockly platform, it was observed and found that robotics is an essential instrument for the development of the student in an efficient way, exploring skills such as reasoning, cooperation, creative innovation, playfulness and interdisciplinarity, substantial elements in the current school. In addition, a relationship was established between the activities of pedagogical robotics and the assumptions of the ludic in education, since the proposed robots become toys during the activities. This highlights the need to encourage the creative-scientific study of Pedagogical Robotics, as a significant educational activity in science classes, through an educational curriculum that integrates it. With that, an analysis was developed on the importance of Pedagogical Robotics as a didactic resource in science classes in correlation with playfulness in the classroom, using the Arduino platform (experiments) and Ardublockly (programming) as material instruments. The research produced an e-book with Robotics activities, explanatory videos on the Youtube platform and activities with simulations through Tinkercard. The pillars of this research are based on Seymour Papert with the theory of constructionism, the connectivism of George Siemens and Stephen Downes, in addition to the active methodologies. Corroborating these emerging theories, it is believed that Pedagogical Robotics in the school environment is a great ally for Education 4.0, strengthening the construction of knowledge and an interdisciplinary way of teaching. |
Palavras-chave: | Robótica Pedagógica Ardublockly Arduino Pedagogical Robotics |
Área de Concentração: | ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
Linha de Pesquisa: | ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_RoboticaPedagogicaEnsino.pdf | 2,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto_RoboticaPedagogicaEnsino.pdf | 9,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons